Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5013
Título: CIRANDA INFANTIL NO MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES COMO REPRODUÇÃO DO CAMPESINATO E FORTALECIMENTO DAS FAMÍLIAS CAMPONESAS
Autor(es): Maximiano Rodrigues, Cleide Aparecida
Silva Aimi, Deusodete Rita
Palavras-chave: Camponês
Movimento dos Pequenos Agricultores
Ciranda Infantil.
Data do documento: 7-Nov-2023
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre as experiências da Ciranda infantil a partir de atividades pontuais do Movimento dos Pequenos Agricultores. Destaca-se como a ciranda é compreendida na organização do MPA, apresenta-se ainda ponderações sobre o lugar da criança na sociedade, sua conexão com a natureza e a importância das relações humanas e sua formação. Foi adotado uma metodologia qualitativa exploratória e como técnica de coleta de dados foram utilizados entrevista semiestruturada e observação participante. Os participantes selecionados para esta pesquisa foram crianças camponesas e seus respectivos pais. Os dados construídos durante a pesquisa foram organizados e disponibilizados neste texto em três eixos a saber: brincadeiras; interações e ciranda. Assim, foi possível compreender que muitas são as possibilidades de aprendizagem das crianças em espaços com a Ciranda, e que esta se configura como forma de reprodução do campesinato e ainda possibilita o fortalecimento das famílias camponesas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5013
ISSN: 00000
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo concluido repositório.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.