Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5017
Título: Monitoramento da fertilidade do solo e do estado nutricional de Robustas Amazônicos.
Autor(es): Turcato, Claudemir Schwanz
Palavras-chave: Coffea canephora;
Acidificação;
Manejo;
Sustentabilidade;
Nutrição de plantas.
Data do documento: 26-Jul-2022
Citação: TURCATO, C. S. Monitoramento da fertilidade do solo e do estado nutricional de Robustas Amazônicos. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação do professor Dr. Jairo Rafael Machado Dias.
Resumo: Nos últimos 12 anos o crescimento da cafeicultura em Rondônia tem ocorrido de maneira acelerada, devido a utilização de materiais genéticos mais responsivos, adoção de podas, irrigação e o manejo da nutrição, o que tem proporcionado a obtenção de altas produtividades. Por ser uma cultura exigente em nutrição, o solo precisa apresentar boas características químicas, principalmente em relação a acidez do solo, que compromete a disponibilidade de nutrientes e a nutrição da planta, limitando o desenvolvimento da cultura. Assim, objetivou-se avaliar o desempenho produtivo, fertilidade do solo e o estado nutricional do cafeeiro ao longo de cinco anos de cultivo. O experimento foi conduzido na zona rural do município de Santa Luzia- RO, em uma lavoura de cafeeiro robusta durante cinco anos de cultivo (2016-2021). O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos e cinco repetições para o monitoramento da fertilidade solo, com quatro tratamentos e cinco repetições para o estado nutricional da lavoura e a produtividade. Os tratamentos foram compostos pelo monitoramento da fertilidade do solo nos anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, o estado nutricional da lavoura nos anos 2017, 2018, 2019 e 2020, e a produtividade nas safras 2018, 2019, 2020 e 2021. Com o monitoramento observou-se que os atributos químicos do solo sofreram alterações ao longo do tempo de cultivo. Já o monitoramento da nutrição das plantas através da diagnose nutricional identificou deficiência de N de 2017 a 2019 e excesso de Zn, Cu e B ao longo dos anos. Ao relacionar a diagnose nutricional com a produtividade, observou-se que o cafeeiro apresentou menores produtividades entre 2017 a 2019. O que pode estar relacionado a deficiência de N ou ao excesso de Zn, Cu e B que havia nesse período.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação do professor Dr. Jairo Rafael Machado Dias.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5017
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monitoramento da fertilidade do solo e do estado nutricional de Robustas Amazônicos..pdf565,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.