Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5022
Título: Potencial fitoquímico, nutraceutico e biotecnológico de frutos da Região Amazônica: uma revisão.
Autor(es): Santana, Juliana Rodrigues
Palavras-chave: Frutos Amazônicos;
Compostos Bioativos;
Antioxidantes;
Sustentabilidade.
Data do documento: 14-Abr-2022
Citação: SANTANA, J. R. Potencial fitoquímico, nutraceutico e biotecnológico de frutos da Região Amazônica: uma revisão. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação da Professora Dra. Gisele Teixeira de Souza Sora.
Resumo: A relação entre saúde e alimentação tem levado ao aumento do consumo de frutas, devido ao reconhecimento de seu valor nutricional e terapêutico. Estudos demonstraram que frutos amazônicos como: pupunha (Bactris gasipaes), tucumã (Astrocaryum aculeatum), babaçu (Attalea speciosa), patauá (Oenocarpus batauá), bacaba (Oenocarpus bacaba), camu-camu (Myrciaria dubia), cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e araçá-boi (Eugenia stipitata), têm despertado a atenção da comunidade científica, pois os os compostos bioativos presentes em sua composição, a exemplo dos compostos fenólicos, flavonoides e carotenoides, possuem mecanismos de ação que colaboram com reversão de processos inflamatórios, resultando em prevenção e auxílio no tratamento de diversas patologias consideradas um grave problema de saúde pública. Além disso, tais espécies são relatadas como potencial fonte a serem utilizadas mundialmente como alimento funcional, a serem exploradas pela indústria de alimentos, cosméticos e fármacos. Devido aos inúmeros benefícios dos compostos bioativos na saúde, recentemente houve um crescente desenvolvimento de métodos de extração de tais fitoquímicos, visando maior rendimento do composto de interesse e menor liberação de resíduos ao meio ambiente. Contudo, há uma escassez de artigos científicos sobre os compostos bioativos encontrados em frutos amazônicos e as raras informações existentes estão dispersas em publicações, por isso através de uma revisão bibliográfica, foi compilado informações sobre características fenotípicas, perfil fitoquímicos, métodos modernos e sustentáveis de extração de tais compostos em frutas, assim como a notoriedade dos bioativos presentes nos frutos investigados e as ações destes no organismo humano. Realizaram-se pesquisas de artigos e patentes relacionados a temática do estudo nas principais plataformas científicas. Concluiu-se que os frutos investigados possuem relevantes propriedades terapêuticas e funcionais, das quais destaca-se a prevenção e auxilio no tratamento de hiperglicemia, dislipidemia e neoplasias, além disso, esses frutos tem grande potencial industrial a ser explorado pelo setor alimentício para uso como corantes e conservantes naturais e pelo setor farmacologico como fungicidas e bactericidas.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação da Professora Dra. Gisele Teixeira de Souza Sora.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencial fitoquímico, nutraceutico e biotecnológico de frutos da Região Amazônica. Uma revisão..pdf978,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.