Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5023
Título: Diagnóstico de irrigação em viveiros cafeeiros da Zona da Mata Rondoniense.
Autor(es): Miranda, Kayo Iduardo Alexandre Menezes de
Palavras-chave: Diagnóstico;
Microaspersão;
Uniformidade;
Ambiente protegido.
Data do documento: 9-Set-2022
Citação: MIRANDA, K. I. A. M. Diagnóstico de irrigação em viveiros cafeeiros da Zona da Mata Rondoniense. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação do Professor Dr. Adjalma Campos de França Neto.
Resumo: O uso da irrigação em viveiros de produção de mudas cafeeira é fundamental para o bom pegamento e vigor das plantas, contudo a água, sendo o recurso empregado para a finalidade e precursor obrigatório para existência e manutenção da vida, exige o uso eficiente e sustentável. Assim, pela relevância do tema e escassez de estudos para a região, foi realizado através de levantamento de dados e experimentações, diagnósticos de sistemas de irrigação em 09 viveiros de produção de mudas cafeeiras da zona da mata rondoniense, tendo por objetivo avaliar a quantidade de água aplicada diariamente, o nível de uniformidade de aplicação, sua distribuição, as vazões dos microaspersores e pressões dos sistemas hidráulicos, também a forma de operação e manutenção desses sistemas, e o nível de conhecimento dos proprietários sobre o uso da tecnologia. Foi observado que a lâmina de água irrigada diariamente nos viveiros varia entre os mesmos, indo da menor de 4,47 mm a maior de 18,60 mm; entre esses apenas 05 têm boa eficiência de distribuição da água (CUC > 80%) conforme o coeficiente de Christiansen; a forma de operação diária da irrigação entre os viveiros normalmente inicia-se as 07:30h até as 17:30h, com 40 segundos de funcionamento e intervalo de 8 minutos entre irrigações, totalizando diariamente o tempo de 01 hora de pleno funcionamento do sistema; todos os viveiros tem o correto dimensionamento para os diâmetros de tubulações, conjunto motobomba e o tipo do microaspersor adotado, sendo suas pressões de serviço adequadas. Porém, diante da realidade observada, visualizou-se que além de pouco conhecimento técnico dos viveiristas sobre irrigação, ainda se destaca outros pontos críticos como a inexistência em todos os nove viveiros de manutenção programada para limpeza e avaliação do sistema e de dispositivos como manômetros que auxiliam e permitem o bom monitoramento constante das pressões de serviço.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação do Professor Dr. Adjalma Campos de França Neto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diagnóstico de irrigação em viveiros cafeeiros da Zona da Mata Rondoniense..pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.