Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5025
Título: Silagem de casca de maracujá (Passiflora edulis) in natura com casca de maracujá desidratado como aditivo para novilhas leiteiras.
Autor(es): Anjos, Mariana Moreira dos
Palavras-chave: Bovinocultura de leite;
Estratégia nutricional;
Nutrição animal;
Resíduo frutífero;
Subproduto.
Data do documento: 17-Out-2022
Citação: ANJOS, M. M. Silagem de casca de maracujá (Passiflora edulis) in natura com casca de maracujá desidratado como aditivo para novilhas leiteiras. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação do Professor Dr. Raul Dirceu Pazdiora.
Resumo: Objetivou-se avaliar o pH da silagem e o consumo, digestibilidade e comportamento ingestivo de novilhas leiteiras confinadas e alimentadas com silagem de casca de maracujá in natura com níveis de inclusão de casca de maracujá desidratado. Os tratamentos consistiram das 6 diferentes silagens, sendo: silagens de maracujá com 0, 7, 14, 21, 28 e 35% de inclusão de casca de maracujá desidratado. Foram utilizadas 6 novilhas leiteiras, com média de peso vivo de 133 kg, distribuídas em quadrado latino (6x6) e para avaliar o pH da silagem foi utilizado o delineamento inteiramente casualisado. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade (teste Shaphiro-Wilk), análise de variância, contrastes polinomiais e regressões (linear, quadrática e cúbica), utilizando o pacote estatístico SAS, ao nível de 5% de significância. O pH inicial e final das silagens apresentaram valores lineares crescentes de acordo com o aumento do nível de inclusão do aditivo. Observou-se diferença significativas (P<0,05) para o consumo de matéria seca (CMS), matéria mineral (CMM), proteína bruta (CPB), extrato etéreo (CEE) e fibra detergente neutro (CFDN). Já para o consumo de carboidrato não fibroso (CCNF) não foi observado diferença significativa (P>0,05). Não foram observadas diferenças na digestibilidade aparente da matéria seca e dos nutrientes. Também não foram observadas diferenças para o tempo de alimentação (TA), tempo em ócio (TO), tempo ingerindo água (TIA), o número de mastigação por bolo (NMB) e o tempo de mastigação por bolo (TMB), apresentado médias de 3,69; 17,6; 0,19; 1,53; 2,35, 36,7 e 37,8, respectivamente. O tempo de ruminação (TR) e o número de bolo mastigados (NBM) apresentaram reduções lineares. A eficiência de alimentação em função do consumo de matéria seca (EAMS) e eficiência de ruminação em função do consumo de matéria seca (ERMS) apresentaram valores linear crescente de acordo com o aumento do nível de inclusão do aditivo. O uso da silagem de resíduo de maracujá com até 35% de inclusão da casca de maracujá desidratado apresentou-se como boa opção na alimentação de novilhas leiteiras.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação do Professor Dr. Raul Dirceu Pazdiora.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.