Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5030
Título: Indicadores de qualidade do solo em áreas com diferentes usos no nordeste de Rondônia.
Autor(es): Pinheiro, Anne Jamily Monteiro Apolinário
Palavras-chave: Alteração do Solo;
Uso do solo;
Atributos químicos e físicos do solo.
Data do documento: 1-Mar-2023
Citação: PINHEIRO, A. J. M. A. Indicadores de qualidade do solo em áreas com diferentes usos no nordeste de Rondônia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos, da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob orientação da Profª Drª Elaine Delarmelinda.
Resumo: Os sistemas de uso da terra podem alterar a qualidade do solo, notadamente suas características físicas, químicas, biológicas, e sobretudo o conteúdo de matéria orgânica (MOS), e seu potencial de estoque de carbono. A pecuária é uma importante atividade econômica, contudo ainda é comum estar associada a áreas de preservação permanentes (APP) degradada. Desta forma, objetivou-se, avaliar os atributos do solo e estoque de carbono em área antropizada, APP degradada e reserva legal preservada, na região nordeste de Rondônia. Foram realizadas análises químicas (pH em água e em CaCl2; carbono orgânico; Ca2+, Mg2+ e Al3+ trocáveis; P e K2+ disponível e H+ + Al2+) e físicas (densidade do solo, granulometria, estabilidade, fracionamento e classificação dos agregados), e determinado o estoque de carbono. Foram analisadas 24 amostras simples, em duplicata, de três áreas distintas: área de preservação (em relação a vegetação nativa), área de pastagem e área sob estágio de degradação antrópica (floresta retirada, solo exposto, nascente sem proteção da mata ciliar). Observou-se que a pastagem apresenta atributos químicos e físicos em condições satisfatórias, que as outras áreas estudadas, salientando a necessidade de mais estudos na região. Quanto ao carbono, o mesmo aconteceu, sendo encontrado em maior concentração na área de pastagem. Percebeu-se que a utilização de apenas um indicador químico ou físico da qualidade do solo, não reflete as alterações na sua qualidade, sendo necessária a utilização de mais de um atributo do solo. A utilização da análise multivariada demonstrou a influência da mudança no uso das terras indicando que a maioria dos atributos estudados está associada à área de pastagem. Neste sentido, as variáveis consideradas de maior importância para discriminar os diferentes tipos de uso foram o carbono total e a capacidade de troca catiônica. Conclui- se que as mudanças nas coberturas vegetais podem afetar as propriedades do solo apesar de que nem todos os fatores avaliados sofrem variações com as mudanças no uso do solo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos, da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob orientação da Profª Drª Elaine Delarmelinda.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5030
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indicadores de qualidade do solo em áreas com diferentes usos no nordeste de Rondônia..pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.