Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5034
Título: O histórico e o sobrenatural na obra Lendas do Guaporé: o mito e a simplicidade sólida e imponente do Vale do Guaporé de Matias Mendes
Autor(es): Pereira, Alexandre Lucindo da Silva
Palavras-chave: Narrativas
Outro-que-humanos
Sobrenatural
Insólito
Vale do Guaporé
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, Alexandre Lucindo da Silva. O histórico e o sobrenatural na obra Lendas do Guaporé: o mito e a simplicidade sólida e imponente do Vale do Guaporé de Matias Mendes. 2023. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa objetiva evidenciar as inter-relações entre os personagens humanose os outros que-humanos nas narrativas ouvidas por Matias Mendes e recontadas na obra Lendas do Guaporé – O mito e a simplicidade sólida e imponente do Vale do Guaporé (2007), de Matias Mendes, cujos referentes são os seres naturais e sobrenaturais da região geográfica Vale do Guaporé, também escolhida comoreferente do espaço ficcional da obra. Graças ao fato de os seres naturais e sobrenaturais conviverem nas Amazônias e isso ocorre semelhantemente na Amazônia guaporeana, torna-se necessária a abordagem lado a lado dos personagens todos esses seres humanos e alguns outros-que-humanos, animais e seres sobrenaturais. Os seres naturais e sobrenaturais – seres que não respeitam completamente a ordem natural dos organismos vivos descrita pelas várias ciências - mantêm, nos capítulos de Mendes (2007), variadas relações com os personagens indígenas, ribeirinhos, seringueiros, indivíduos remanescentes de quilombolas, bolivianos, etc, habitantes da região. A manifestação de tais seres personagens humanos e os personagens seres naturais e sobrenaturais assinala a presença de algo que os leitores externos ao ambiente cultural amazônico podem denominar de insólito, mas que da perspectiva dos habitantes da região muito provavelmente possui existência sólita, natural e cotidiana. Ao adotar a perspectiva crítica, este trabalho reconhece que a obra de Matias Mendes, ao manifestar encontros entre humanos e outros-que-humanos, conribui para que o leitor conheça a efetiva possíbilidade de interação entre cultura/natureza. A metodologia aqui proposta consiste, primeiramente, em uma pesquisa bibliográfica das concepções de mito, lenda e causo para, em seguida, mergulhar nas relações entre humanos e outros- que-humanos nas narrativas comentadas; o passo seguinte é o ensaio de análise dessas mesmas relações. Por fim, a obra Lendas do Guaporé é um convite para mergulharmos na natureza, cultura e no sobrenatural da região, valorizando as e respeitando-as igualmente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5034
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESSUBMISSÃO DA VERSÃO FINAL.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.