Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5051
Título: Narrativas colonialistas na obra Missão Rondon (1916)
Autor(es): Oliveira, Maria Coimbra de
Palavras-chave: Pós-colonial
Decolonial
Sociedades originárias
Marechal Rondon
Colonizadores
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Maria Coimbra de. Narrativas colonialistas na obra Missão Rondon (1916). 20233. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar os discursos colonizadores presentes nas narrativas do Marechal Rondon, na obra intitulada Missão Rondon (1916), a partir das impressões sobre a paisagem, sociedades e encobrimentos culturais relevantes da região central do atual estado de Rondônia e antigo oeste do Mato Grosso, pelo viés dos estudos pós-coloniais/decoloniais. A pesquisa do tipo exploratória, descritiva e explicativa, tem seus parâmetros direcionados pelas análises textuais do corpus referido, com o suporte da literatura de viagem e outras pertinentes ao tema, e em autores do pós-colonialismo, como Albert Memmi, Home Bhabha, Ana Pizarro, e decoloniais, como Walter Mignollo, Hugo Achugar, Quijano, entre outros. Ao entrar em contato com a geografia e as sociedades até então desconhecidas, algumas das quais já se encontram extintas, o autor descreve tudo o que vê, de maneira detalhista, porém seleciona os aspectos que mais atenderão ao objetivo do Estado brasileiro e aos anseios da geopolítica e economia capitalista. Dessa forma, alguns aspectos culturais são priorizados em detrimento de outros e alguns até mesmo silenciados. Com a análise literária realizada neste trabalho, busca-se evidenciar os impactos que essas narrativas exerceram sobre as sociedades originárias da região, nos ciclos exploratórios e colonizadores que se seguiram.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5051
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final da Dissertação.pdfNARRATIVAS COLONIALISTAS NA OBRA MISSÃO RONDON (1916)2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.