Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5053
Título: A representação da personagem na obra Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane
Autor(es): Cruz, Juliana das Neves
Palavras-chave: Paulina Chiziane
Representação da personagem
Balada de amor ao vento
Data do documento: 2023
Citação: CRUZ, Juliana das Neves. A representação da personagem na obra Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane. 2023. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre a representação da personagem Sarnau, na narrativa de Balada amor ao vento (2003), de Paulina Chiziane. Trata-se de uma análise que tem como interesse os aspectos sociais e culturais e de como isso interfere na vida da personagem. A escrita de Chiziane retrata a vida das mulheres moçambicanas denunciando a opressão e violência, ao mesmo tempo que traça a história e a cultura de um povo e sua identidade através da tradição oral. A fim de compreender as diferentes representações nos baseamos nos estudos teóricos da personagem, buscamos também dados recentes sobre o país para ilustrar a realidade o impacto social aos quais as mulheres estão submetidas, muitas vezes subjugadas, para que possamos compreender a importância do discurso de libertação da mulher por meio dos textos literários. Palavras-chave: Situação da personagem. Autoras de Moçambique. Paulina Chiziane. Literatura e Sociedade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5053
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana das Neves Cruz.pdf784,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.