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Título: Mediadores e operadores da "Avaliação como componente do ato pedagógico" de Cipriano Luckesi: um olhar à prática docente de uma sala multisseriada-ribeirinha
Autor(es): Gutierrez, Ruth Daniela Arevalo
Palavras-chave: Educação escolar
Contexto amazônico
Escola multisseriada
Escola ribeirinha
Avaliação da aprendizagem
Data do documento: 2023
Citação: GUTIERREZ, Ruth Daniela Arevalo. Mediadores e operadores da "Avaliação como componente do ato pedagógico" de Cipriano Luckesi: um olhar à prática docente de uma sala multisseriada-ribeirinha. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Os estudos sobre avaliação, os debates na disciplina Avaliação Educacional e as observações realizadas no Projeto de Extensão Cartas do Rio a Rua, entre 2019 e 2021, produziram reflexões e os seguintes questionamentos: a forma de avaliar considera os processos dos alunos e os saberes que vão demonstrando durante os encontros em sala de aula? A prova é única forma de avaliar? Os instrumentos de coleta de dados para a avaliação também se tornam importantes dentro do processo de acompanhamento pelo/a docente? O processo de ensinar considera a relevância do acompanhamento no processo de aprendizado dos alunos? Leva-se em consideração o conhecimento prévio dos alunos/as e o modo como se relacionam com o conteúdo que produzem durante as aulas? Estas foram as perguntas que nos conduziram à/na pesquisa. Tivemos como base teórica principal a abordagem de Cipriano Luckesi (2011) sobre avaliação da aprendizagem e como ela é componente do ato pedagógico do educador/a. A pesquisa de cunho qualitativo com aproximação à pesquisa etnográfica foi realizada com 17 idas a campo entre agosto e setembro de 2022, em uma escola ribeirinha multisseriada e de tempo integral em Porto Velho, capital de Rondônia. Especificamente, a pesquisa foi realizada na turma multisseriada de 1° e 2° anos e teve como objetivo analisar a avaliação em relação ao ato pedagógico das docentes responsáveis pela classe. O objetivo foi compreender como a docente atuava em relação aos instrumentos da avaliação, ou seja, os operadores: observação, comparação e intervenção. Os resultados da pesquisa nos levaram a perceber o processo de avaliação da aprendizagem ainda marcado pela perspectiva tradicional, considerando a abordagem prescritiva do ensinar que rompe com o ato pedagógico.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5060
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