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dc.contributor.authorLaureano, Helena Maria de Jesus-
dc.date.accessioned2024-02-06T11:58:03Z-
dc.date.available2024-02-06T11:58:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLAUREANO, Helena Maria de Jesus. Trajetória histórica de docentes mulheres na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná (1992-2022). 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5067-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte de requisitos para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Enoque da Silva Reis.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a trajetória das docentes mulheres na formação inicial de professores de Matemática ofertada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná. Como recorte temporal para o desenvolvimento desta escrita, inicia-se no ano de 1992, com a implantação da Licenciatura em Matemática no campus em loco, e finaliza no ano de 2022. Como aporte metodológico, fez-se uso dos preceitos de uma pesquisa do tipo qualitativa ancorada em Fiorentini e Lorenzato (2012), com uma abordagem metodológica estruturada no esquema heptagonal descrito por Pais (2018), modelo baseado em sete vértices que sustentaram os caminhos percorridos durante a realização da investigação. As fontes utilizadas para a obtenção de dados incluíram pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada, realizada com quatro docentes que atuam/atuaram na formação de professores de Matemática na UNIR, campus de Ji-Paraná. O referencial teórico adotado está subdivido em três dimensões, a saber: revisão de literatura, categorias de análise e, por fim, aspectos teóricos específicos relacionados à temática em questão, ou seja, conceitos fundamentais do feminismo e das demandas das mulheres por direitos igualitários ao longo dos anos. Os resultados obtidos destacaram o contínuo envolvimento das professoras em uma ampla gama de atividades no contexto do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, incluindo projetos de pesquisa, extensão, formação de professores e responsabilidades administrativas. Elas enfatizaram, de forma contundente, a importância de conectar a teoria à prática na formação de professores de Matemática, e seus esforços nesse sentido contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, as docentes buscaram, ativamente, integrar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico com as comunidades interna e externa. Os dados coletados e as análises das narrativas das professoras revelaram que as mulheres docentes foram bem recebidas no curso de Licenciatura em Matemática, e em nenhum momento se sentiram diminuídas por serem mulheres, mostra também dedicação, comprometimento e paixão pela Educação Matemática. Suas pesquisas não apenas enriqueceram o desenvolvimento científico, mas também aprimoraram o ensino e a aprendizagem da Matemática e de disciplinas afins. Com anos de experiência e conhecimentos acumulados, as docentes enriqueceram o ambiente de aprendizado, promovendo uma atmosfera estimulante e inclusiva. A pesquisa revelou, também, o impacto positivo dessas docentes na formação dos acadêmicos, inspirando-os a buscar o conhecimento, a superar desafios e a acreditar em seu próprio potencial. Ao destacarem a importância da reflexão sobre práticas pedagógicas e do diálogo com diversas formas de conhecimento, elas demonstraram um compromisso inabalável em formar professores críticos e comprometidos com uma educação de qualidade. Suas ações transcenderam amplamente o âmbito acadêmico, deixando um impacto duradouro e significativo nos licenciados. Além de evidenciar o crescimento em número de mulheres no departamento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Maria de Jesus Laureano (helenalaureanoppgem@gmail.com) on 2024-01-28T00:20:36Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO.pdf: 2615679 bytes, checksum: 39e0b47db84d79bcfa401290bef9d08f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-02-06T11:58:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO.pdf: 2615679 bytes, checksum: 39e0b47db84d79bcfa401290bef9d08f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T11:58:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO.pdf: 2615679 bytes, checksum: 39e0b47db84d79bcfa401290bef9d08f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectMulheres Docentespt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.subjectJi-Paranápt_BR
dc.titleTrajetória histórica de docentes mulheres na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná (1992-2022)pt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The objective of this research is to describe and analyze the trajectory of female teachers in the initial training of Mathematics teachers offered by the Federal University of Rondônia, Ji-Paraná campus. As a time frame for the development of this writing, it begins in 1992, with the implementation of the Degree in Mathematics on the campus in situ and ends in 2022 with the writing of this dissertation. As a methodological contribution, the precepts of qualitative research are used, anchored in Fiorentini and Lorenzato (2012), with a methodological approach structured in the heptagonal scheme described by Pais (2018), a model based on seven vertices that supported the paths taken during the investigation. The sources used to obtain data included bibliographical and documentary research and semi-structured interviews, carried out with four teachers who work/worked in the training of mathematics teachers at the Federal University of Rondônia, Ji-Paraná campus. The theoretical framework adopted is subdivided into three dimensions, namely, literature review, analysis categories, and finally, specific theoretical aspects related to the theme in question, that is, fundamental concepts of feminism and women's demands for equal rights to over the years. The results obtained highlight the continuous involvement of teachers in a wide range of activities in the context of the Degree in Mathematics course at UNIR, including research projects, extension, teacher training and administrative responsibilities. They strongly emphasize the importance of connecting theory to practice in the training of Mathematics teachers, and their efforts in this regard have contributed significantly to the advancement of knowledge in their respective areas of activity. Furthermore, teachers actively seek to integrate the knowledge acquired in the academic environment with the internal and external community. The data collected and the analysis of the teachers' narratives revealed an impressive level of dedication, commitment and passion for mathematics education. Their research not only enriches scientific development, but also improves the teaching and learning of mathematics and related disciplines. With years of experience and accumulated knowledge, the teachers enrich the learning environment, promoting a stimulating and inclusive atmosphere. The research also reveals the positive impact of these teachers on the training of academics, inspiring them to seek knowledge, overcome challenges and believe in their own potential. By highlighting the importance of reflection on pedagogical practices and dialogue with different forms of knowledge, they demonstrate an unwavering commitment to training critical teachers committed to quality education. His actions largely transcended the academic sphere, leaving a lasting and significant impact on graduates.pt_BR
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