Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5076
Título: Mecânica e o futebol: Possibilidades no Ensino de Física
Autor(es): Kawano, Yugo Lemos
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Interdisciplinaridade
Dinâmica
Esportes
Produto
Data do documento: 2023
Citação: KAWANO, Yugo Lemos. Mecânica e o futebol: Possibilidades no Ensino de Física. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: Em síntese, o estudo explorou as questões relativas às estratégias pedagógicas e aos conteúdos a serem abordados na sala de aula por professores de física, no contexto do processo de ensinoaprendizagem envolvendo tanto os educadores quanto os alunos nas aulas de Física. Destacase a percepção de que os alunos consideram a disciplina de Física complexa e de difícil compreensão, levando-os a não gostarem da matéria desde cedo. A pesquisa propôs o uso de materiais interdisciplinares que relacionem a Física com práticas esportivas, como o futebol, visando tornar os conceitos de mecânica básica, mais compreensíveis e atrativos. Os objetivos do trabalho incluíram avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre mecânica, explorar os fenômenos da mecânica clássica no futebol, desenvolver um caderno pedagógico interdisciplinar que relacione a prática do futebol com os conceitos da Física e verificar a assimilação desses conceitos por meio de atividades de produção de texto e debates. A pesquisa ocorreu no Colégio Uneouro em Ouro Preto do Oeste, Rondônia, Brasil, com alunos do ensino médio. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, aplicando um produto educacional interdisciplinar que relaciona mecânica clássica e futebol. O estudo foi classificado como pesquisa-ação participante, envolvendo a análise dos desafios da aprendizagem. Os resultados mostraram que a sequência didática proposta resultou em um aumento significativo do interesse e engajamento dos alunos nas aulas de Física. Os discentes apresentaram maior participação e interação nas aulas, além do que os recursos diversificados, como textos, imagens, vídeos e simuladores, contribuíram para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Considera-se que a abordagem pedagógica, participativa e colaborativa, promoveu uma construção ativa do conhecimento. Os resultados indicam que a sequência didática pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de Física, proporcionando uma aprendizagem significativa. A contextualização dos conceitos físicos e sua relação com situações cotidianas facilitaram a compreensão dos alunos. No entanto, ressalta-se que a aplicação da mesma requer uma preparação cuidadosa por parte dos professores, considerando o perfil dos estudantes e adaptando os recursos e abordagens. Assim sendo, o estudo indicou que a sequência didática proposta pode contribuir significativamente para o ensino de Física.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Silva Leite.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5076
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final YUGO com ficha catalográfica 12-12-23.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Yugo Lemos Kawano - 22-11-2023.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.