Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5081
Título: Fluxo de conhecimento para a colônia de pescadores da região de Porto Velho - Rondônia
Autor(es): Duarte, Diêgo Alexandre
Palavras-chave: Amazônia
Colônia de pescadores
Dinâmica do conhecimento
Data do documento: 2024
Citação: DUARTE, Diêgo Alexandre. Fluxo de conhecimento para a colônia de pescadores da região de Porto Velho - Rondônia. 2024. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: O fluxo de conhecimento abrange a dinâmica através da qual o conhecimento é compartilhado, transferido e disseminado entre indivíduos, organizações ou em comunidades como nesse caso, de pescadores. No entanto, a compreensão da dinâmica desse fluxo em tais contextos ainda é uma lacuna na literatura. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a dinâmica do fluxo de conhecimento para a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-6 de Candeias do Jamari, em Rondônia. A pesquisa se baseia na necessidade de preencher essa lacuna e contribuir para a compreensão dos mecanismos de compartilhamento de conhecimento em comunidades de pescadores. A metodologia adotada é de natureza exploratória e descritiva, partindo de um estudo de caso único e observação não participante. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos com a Colônia Z-6, além da aplicação de formulários junto aos pescadores e, análise documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o fluxo de conhecimento é influenciado por fatores como a cultura local, a transmissão intergeracional do conhecimento, as fontes de conhecimento e os mecanismos formais e informais. A pesquisa identificou a importância da valorização dos saberes tradicionais dos pescadores e da necessidade de políticas públicas que considerem as especificidades das Colônias. A pesquisa contribui para a compreensão da dinâmica do fluxo de conhecimento no contexto rural.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5081
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Diego Duarte Corrigida.pdfDissertação Corrigida6,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.