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dc.contributor.authorCamargo, Gustavo Plaster-
dc.date.accessioned2024-02-23T14:20:18Z-
dc.date.available2024-02-23T14:20:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAMARGO, Gustavo Plaster. Gamificação no ensino de física: uma alternativa pedagógica para o ensino de circuito elétrico. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5096-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Mergulhão Júnior.pt_BR
dc.description.abstractA Física é uma disciplina de grande importância, pois explica muitos fenômenos do nosso mundo. No entanto, no ensino médio, os alunos frequentemente percebem as aulas como excessivamente teóricas e pouco envolventes, cheias de fórmulas e desconectadas de suas vidas diárias. Além disso, muitos alunos enfrentam dificuldades em matemática e raciocínio lógico, o que complica ainda mais o aprendizado da Física. A falta de recursos e estrutura física nas escolas também limita a realização de experimentos práticos, que poderiam tornar o ensino mais eficaz e interessante. Para enfrentar esses desafios, pesquisas têm explorado o uso de jogos e simuladores digitais no ensino de Física. Este estudo buscou desenvolver um produto educacional para alunos do terceiro ano do ensino médio, focado em circuitos elétricos e seus componentes. Foram utilizados jogos digitais, um jogo de tabuleiro e atividades práticas com simuladores. A pesquisa, baseada nas teorias de aprendizado de Vygotsky, foi conduzida em uma escola pública. Os resultados indicam que essa abordagem foi bem aceita pelos alunos, que relataram melhorias no aprendizado e no interesse pelo conteúdo. Portanto, este trabalho sugere que o uso de jogos e simuladores pode ser uma alternativa eficaz no ensino de Física no ensino médio, ajudando os alunos a compreenderem melhor os conceitos e a se engajar mais na disciplina.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleGamificação no ensino de física: uma alternativa pedagógica para o ensino de circuito elétricopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Physics is a highly important discipline as it explains many phenomena in our world. However, in high school, students often perceive classes as overly theoretical and uninspiring, filled with formulas and disconnected from their daily lives. Additionally, many students struggle with mathematics and logical reasoning, further complicating the learning of Physics. The lack of resources and physical infrastructure in schools also limits the execution of practical experiments, which could make teaching more effective and engaging. To address these challenges, research has explored the use of digital games and simulators in Physics education. This study aimed to develop an educational product for third-year high school students, focusing on electrical circuits and their components. Digital games, a board game, and practical activities with simulators were employed. The research, based on Vygotsky's learning theories, was conducted in a public school. The results indicate that this approach was wellreceived by students, who reported improvements in learning and interest in the content. Therefore, this work suggests that the use of games and simulators can be an effective alternative in high school Physics education, helping students better understand the concepts and become more engaged in the subject.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

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