Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5109
Título: Análise fonética de róticos falados por habilidades nativos da região urbana de Porto Velho
Autor(es): CAPILÉ, Ângela Maria Pereira
Palavras-chave: Fonética
Análise acústica
Róticos
Data do documento: 2004
Citação: CAPILÉ, Ângela Maria Pereira. Análise fonética de róticos falados por habilidades nativos da região urbana de Porto Velho. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2004.
Resumo: Este trabalho visa contribuir com as pesquisas na área de Fonética em Rondônia e teve como objetivo identificar, analisar e estabelecer características dos róticos produzidos na região urbana de Porto Velho. Foram selecionados, através de questionário, quatro informantes que preenchem os requisitos básicos desta pesquisa, quais sejam, ter nascido em Porto Velho e nunca ter morado fora do município: um adolescente, um homem e duas mulheres. O corpus gravado foi dividido em três corpora: 24 palavras isoladas, 26 palavras em frases e 10 palavras em um texto, todas contendo róticos, observando-se sua incidência em contexto inicial, medial e final de sílabas e grupos consonantais. Após as gravações, os dados foram segmentados, medidos e numericamente comparados, levando-se em consideração os parâmetros de duração, faixa de frequência, F1, F2 e F3. Após, foram gerados espectrogramas, em baixa larga, o que nos permitiu, de forma mais segura, através de análises comparativas, determinar a plena realização dos róticos. E, finalmente, confirmamos a hipótese de que a atualização dos róticos produzidos por falantes nativos da região urbana de Porto Velho é posterior, especificamente uma fricativa glotal, excetuando-se, obviamente, o tepe.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5109
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CAPILÉ.pdf15,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.