Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5129
Título: A exploração da força de trabalho na obra Seringal, de Miguel Jeronymo Ferrante
Autor(es): Brasil, Jamyle Vanessa Costa
Palavras-chave: Seringal
Exploração da força de trabalho
Amazônia
Data do documento: 2023
Citação: BRASIL, Jamyle Vanessa Costa. A exploração da força de trabalho na obra Seringal, de Miguel Jeronymo Ferrante. 2023. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo estabelecer uma relação histórico-social com a Literatura. Para isso, foi escolhido o romance Seringal, de Miguel Jeronymo Ferrante (1972), ambientado no espaço amazônico. A obra traz em seu contexto questões relativas à Amazônia, e desse modo, apresenta um cenário de densa narrativa com situações peculiares que conduzem ao cotidiano do viver amazônico. Tudo isso a partir de uma perspectiva literária que relaciona o seringal e a exploração do trabalho como marcação na descrição dos personagens, observando os espaços propostos e a composição em que eles atuam na conjuntura da construção do romance histórico amazônico. Esta pesquisa possui um olhar que aponta para a contextualização de estudos pós-coloniais embasados no romance, cuja narrativa deixa claro que a exploração da força de trabalho possui vários aspectos que contribuem para a formação do homem amazônico. Com isso, desencadeia-se a preocupação em compreender a historiografia literária e a vida social e política do Noroeste da Amazônia, dando especial destaque às terras do Estado do Acre, em pleno período da borracha, quando a “Amazônia” se torna um fato histórico-cultural relacionado a aspectos geopolíticos, à modernidade e à decisão sobre fronteiras. Muitos escritores brasileiros foram, por circunstâncias diversas, convertidos em correspondentes nacionais, e em missões específicas utilizaram a escrita em novos gêneros e espaços, a fim de mapear novas impressões sobre o mundo e o Brasil, visto agora a partir do conhecimento da Amazônia. Daí a contribuição desta pesquisa diante da obra Seringal (1972), onde foi enfocada a exploração do trabalho na descrição amazônica de Miguel Jeronymo Ferrante.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5129
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Pronta - Jamyle.pdf967,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.