Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5132
Título: O impacto do leitor sobre a mimese no foco da atualização da imagem amazônica no conto "Varandas da Eva" de Milton Hatoum: uma leitura a partir da Estética da Recepção
Autor(es): Ferreira, Jéssica Paiva
Palavras-chave: Estética da recepção
Mímesis
Amazônia
Data do documento: 2023
Citação: FERREIRA, Jéssica Paiva. O impacto do leitor sobre a mimese no foco da atualização da imagem amazônica no conto "Varandas da Eva" de Milton Hatoum: uma leitura a partir da Estética da Recepção. 2023. 14 f. Artigo (Graduação em Letras Inglês) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como premissa analisar o conto “Varandas da Eva” (2009), escrito por Milton Hatoum, tendo como princípio teórico a perspectiva da Estética da Recepção, proposta por Jauss, a Teoria do Efeito enunciada por Iser em conjunto da mimesis, sobre a perspectiva de novas leituras amazônicas, a fim de observar em que medida esse olhar mais íntimo e universal lançado para a literatura nortista se diferencia dos demais. Esta proposta de análise literária de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa baseou-se em Jauss (1994), Iser (1996; 1999). Como principais resultados, o estudo revela que a mímesis presente na obra literária possibilita ao leitor um novo enfoque em seu papel, anteriormente somente como espectador, agora como parte constituinte do sentido da interpretação do texto literário e em contraposto, despertando no leitor a visão crítica que se pode (deve) ter da Amazônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5132
Aparece nas coleções:Letras Inglês (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA - TCC (2).pdf630,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.