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Título: Educação feminina no Brasil Colônia: o discurso e a imagem nos conventos do séc. XVIII
Autor(es): França, Rosemeire Fernandes
Palavras-chave: Educação
Mulheres
Representações femininas
Data do documento: 2024
Citação: FRANÇA, R. F. Educação feminina no Brasil Colônia: o discurso e a imagem nos conventos do séc. XVIII. 2024. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024
Resumo: Esse trabalho analisa o discurso e a imagem sobre a educação feminina no século XVIII e início do século XIX, mas pontuando outros momentos que abrangem o período de Brasil colônia até a independência em 1822. A pesquisa sobre esse tema foi realizada como trabalho de conclusão de curso (TCC) e teve como fonte primária inicial a tese de doutorada "Honradas e devotas: mulheres da colônia". A partir desta obra foi possível traçar um percurso das pesquisas sobre o seguinte problema: considerando que não havia escolas destinadas a educação feminina neste período, como era a educação das mulheres de então? O objetivo da pesquisa foi conhecer e aprofundar elementos da educação feminina e, concomitantemente, refletir sobre como acontecia a formação dessas mulheres no período do Brasil colônia. Dada a escassez de estabelecimento de ensino da época, uma segunda questão se mostrou válida na pesquisa, a saber: Como aconteciam interações sociais voltadas à formação feminina. A pesquisa que aqui apresentamos se mostram importante na formação dos futuros professores e professoras tendo em vista o necessário conhecimento histórico sobre a educação e, particularmente, sobre as instituições escolares, neste caso, voltadas a educação feminina. A metodologia de pesquisa é bibliográfica tendo como fonte a tese Mezan Algranti, supracitada bem como de outras obras voltadas para o tema visando observar, além dos aspectos históricos relacionados, particularmente, o modo como o discurso dos documentos de época. O método de investigação partiu de aspectos biográficos e foi gradativamente alcançando pontos mais amplos de nossa história. O método expositivo adotado nesta monografia fez o caminho inverso. Tomou-se como exemplos analisados, os casos de Joana, Jacinta de Jesus e Chica da Silva, em ambientes educacionais. O objetivo foi o de buscar produzir o material de pesquisa e ampliar nosso conhecimento no quesito mulher, afim de entender os significados e as representações que elas tiveram na história.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5135
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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