Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5137
Título: Indicadores socioeconômicos e mortalidade infantil: um estudo nos estados da região norte
Autor(es): Silva, Taciane Navi da
Palavras-chave: Desenvolvimento humano
Indicadores socioeconômicos
Mortalidade infantil
Políticas públicas de saúde
Região Norte do Brasil
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Taciane Navi da. Indicadores socioeconômicos e mortalidade infantil: um estudo nos estados da região norte. 2024. 38 f. Monografia (Bacharelado em Economia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Este estudo investigou a relação entre variáveis socioeconômicas e a taxa de mortalidade infantil nos estados da região Norte do Brasil ao longo de uma década. Utilizando dados de 2012 a 2021, foram analisados os indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atendimentos pediátricos no SUS, esperança de vida ao nascer e número de estabelecimentos de saúde para compreender sua influência na mortalidade infantil. Os resultados revelaram uma correlação negativa na maioria dos indicadores, ressaltando a importância do desenvolvimento humano na promoção da saúde infantil. Além disso, a disponibilidade de serviços de saúde mostrou-se fundamental na redução da mortalidade infantil, destacando a necessidade de políticas públicas direcionadas para a região Norte do Brasil. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos determinantes socioeconômicos da mortalidade infantil e enfatiza a importância de intervenções integradas visando a melhoria dos indicadores de saúde na região.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5137
Aparece nas coleções:Economia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonografiaVF_Taciane (1).pdfIndicadores socioeconômicos e mortalidade infantil: um estudo nos estados da região norte.1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.