Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5141
Título: Concepções maternas sobre a interação com bebê prematuro no contexto hospitalar durante pandemia
Autor(es): Lima, Silene da Silva
Palavras-chave: Prematuridade
Maternidade
Método Canguru
COVID-19
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Silene da Silva. Concepções maternas sobre a interação com bebê prematuro no contexto hospitalar durante pandemia. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Psicologia - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A vivência de um parto prematuro seguido de internação do bebê em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) pode despertar sentimentos extremamente mobilizadores nas puérperas. Isso pode influenciar, direta ou indiretamente, a interação entre mãe e seu bebê. Nesse sentido, o presente estudo apresenta como objetivo analisar as concepções maternas sobre as interações com seu recém-nascido pré-termo (RNPT) na UTIN durante pandemia de COVID-19. A dissertação está dividida em três estudos. O primeiro titulado como: Maternidade prematura e relação com bebê na Unidade de Terapia Intensiva durante pandemia: revisão sistemática; o segundo: Relatos maternos sobre gestação, prematuridade e internação neonatal durante pandemia de COVID-19 e, por fim, Método Canguru e pandemia: concepções maternas sobre a vivência do cuidado com prematuro no contexto hospitalar. Os estudos 2 e 3 tratam de uma pesquisa qualitativa, com participação de dez mães que vivenciaram a primeira experiência com bebê internado na UTIN da Maternidade Bárbara Heliodora, localizada na cidade de Rio Branco, Acre. A idade das participantes variou entre 19 e 36 anos. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Como procedimento de análise dos dados, incialmente, foi realizado o levantamento dos dados sociodemográficos e as entrevistas foram transcritas na íntegra, em seguida, analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Diante dos resultados, foi possível verificar que vivenciar a gestação, um parto prematuro e a internação do bebê na UTIN foi uma experiência que teve sua dificuldade acentuda pela pandemia de COVID-19. A partir dos relatos das mães entrevistadas, é possível depreender que a experiência de vivenciar a internação do filho na UTIN foi intensa de um modo muito singular e que a pandemia foi um fator que pode ter intensificado os sentimentos de incerteza e insegurança frente à rotina hospitalar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5141
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Silene_Versão Final (1).pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.