Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5146
Título: O impacto da digitalização na economia brasileira durante o período da pandemia de covid-19
Autor(es): Lopes, Jennyfer Soares
Palavras-chave: Pandemia
Digitalização
Economia digital
Data do documento: 2024
Citação: LOPES, Jennyfer Soares. O impacto da digitalização na economia brasileira durante o período da pandemia de covid-19. 2024. 45f.: il. Monografia (Bacharelado em Economia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: A pandemia da COVID-19 acelerou o uso de tecnologias digitais que provocaram mudanças profundas na dinâmica econômica global, forçando as empresas de todos os setores econômicos a repensar suas estratégias e adotar medidas ágeis para se adaptarem a um ambiente de negócios, hoje em constante evolução. No contexto brasileiro, a digitalização emergiu como uma força transformadora significativa, exigindo adaptações ao novo cenário e demandas. Este trabalho analisa o impacto da digitalização na economia brasileira durante o período da pandemia de COVID-19, explorando como a digitalização influenciou a economia brasileira, identificando oportunidades e desafios enfrentados pelas organizações. Além disso, foram examinadas as estratégias adotadas por empresas para se manterem competitivas em um cenário econômico adverso. Este estudo buscou fornecer informações sobre as mudanças estruturais que ocorreram nas práticas comerciais brasileiras, destacando a resiliência e inovação como elementos-chave para enfrentar as incertezas pandêmicas. O processo metodológico envolveu pesquisa exploratória e bibliográfica, com uma definição clara do escopo, estabelecimento de objetivos, identificação de palavras-chave e seleção de bases de dados de origem secundária e relevantes. A revisão bibliográfica proporcionou uma visão abrangente sobre o estado da digitalização da economia e seu impacto nas empresas brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Os resultados do estudo indicam que a digitalização desempenhou um papel importante na adaptação e resiliência das empresas, permitindo a continuidade operacional, a inovação nos modelos de negócios e a rápida resposta às mudanças no ambiente empresarial. Todavia, não se caracteriza necessariamente como ponto crucial da resistência da economia e a adesão desses novos métodos ainda sofre resistência por parte de alguns empresários.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5146
Aparece nas coleções:Economia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA-JENNYFER_LOPES.pdfMonografia - TCC (versão final, corrigida)846,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.