Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDefaveri, Ellis Cristina-
dc.date.accessioned2024-03-27T16:39:13Z-
dc.date.available2024-03-27T16:39:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDEFAVERI, E. C. Estratégias de marketing para potencializar as vendas e a competitividade das micro e pequenas empresas. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5158-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador (a): Prof. Dr. Antônio Nogueira Netopt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo apresentar estratégias de marketing para potencializar as vendas e a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em um ambiente empresarial cada vez mais desafiador. A pesquisa se baseou em um referencial bibliográfico composto por obras renomadas no campo de Administração, Marketing e Vendas. O problema central da pesquisa abordou a busca de estratégias eficazes para que as MPEs possam se destacar no mercado, conquistar clientes e alcançar resultados positivos. Foram discutidas estratégias como a segmentação de mercado, o uso estratégico das plataformas digitais para fortalecer a presença online e a construção de relacionamentos sólidos com os clientes por meio do marketing de relacionamento. Além disso, foram destacadas técnicas de vendas consultivas, o uso estratégico de promoções e descontos e a personalização de produtos e serviços como fatores-chave para aumentar a efetividade das ações comerciais das MPEs. A análise de métricas e indicadores também foi ressaltada como essencial para o monitoramento da efetividade das estratégias implementadas, permitindo ajustes e melhorias contínuas. Ao final, conclui-se que a aplicação consciente e inteligente dessas estratégias pode fortalecer a competitividade das MPEs, aumentando suas chances de sucesso em um mercado competitivo e em constante evolução. As recomendações práticas destacam a importância de compreender o público-alvo, investir em presença online, construir relacionamentos sólidos, adotar uma abordagem consultiva nas vendas e monitorar constantemente métricas e indicadores de desempenho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ellis Cristina Defaveri (cris.defaveri@hotmail.com) on 2024-03-27T12:27:53Z No. of bitstreams: 1 TCC Ellis.pdf: 537472 bytes, checksum: be0ae2a869aaf93c3368a3bd4879188f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2024-03-27T16:39:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Ellis.pdf: 537472 bytes, checksum: be0ae2a869aaf93c3368a3bd4879188f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-27T16:39:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Ellis.pdf: 537472 bytes, checksum: be0ae2a869aaf93c3368a3bd4879188f (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstratégias de marketing e vendaspt_BR
dc.subjectMonitoramento de métricaspt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.titleEstratégias de marketing para potencializar as vendas e a competitividade das micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DAA/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ellis.pdf524,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.