Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luma de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-05T18:03:16Z-
dc.date.available2024-04-05T18:03:16Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Luma de Oliveira. Educação e mídias: formação docente em cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. 2024. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5189-
dc.description.abstractEsta dissertação se insere na linha de pesquisa de formação docente e examina a intersecção entre mídia, tecnologia e educação, destacando sua relevância no atual cenário educacional. A integração das mídias digitais na educação oferece oportunidades para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os discursos curriculares dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia em relação ao uso das mídias na formação inicial de docentes. Os objetivos específicos incluem: discutir a relação entre mídias e educação no cenário educacional brasileiro no século XXI; apresentar as referências sobre o curso de mídias nos currículos dos departamentos acadêmicos; e analisar os discursos dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UNIR. Os métodos escolhidos para esta pesquisa são documentais e bibliográficos com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia de pesquisa descritiva. Considerando as restrições de tempo e o escopo desta pesquisa, optei por concentrar minha análise nos PPCs de Pedagogia da UNIR. Realizei uma investigação detalhada no site oficial da UNIR, focando especificamente na seção de graduação em Pedagogia. Nessa busca, coletei informações sobre os seis campi da instituição sendo eles: Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. É fundamental ressaltar que a UNIR oferece o curso de Pedagogia em dois formatos em Porto Velho: Educação à Distância (EAD) e presencial. No entanto, durante a pesquisa, não foi possível localizar o PPC do curso EAD, e, por isso, ele não foi considerado na análise. Os resultados obtidos mostraram que os discursos documentados estão relacionados às estruturas de laboratórios, resultando em poucos discursos associados aos efeitos desses artefatos midiáticos na formação inicial de professores e professoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by LUMA DE OLIVEIRA SILVA (lumadeoliveirasilva1996@gmail.com) on 2024-04-04T13:00:35Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUMA DE OLIVEIRA SILVA.pdf: 25106913 bytes, checksum: af621cf8569a5f474705f6178c34868b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-04-05T18:03:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUMA DE OLIVEIRA SILVA.pdf: 25106913 bytes, checksum: af621cf8569a5f474705f6178c34868b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-05T18:03:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUMA DE OLIVEIRA SILVA.pdf: 25106913 bytes, checksum: af621cf8569a5f474705f6178c34868b (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPPCspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleEducação e mídias: formação docente em cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This dissertation is part of the teacher training research line and examines the intersection between media, technology and education, highlighting its relevance in the current educational scenario. The integration of digital media in education offers opportunities to improve the teaching and learning process. The general objective of the research is to analyze the curricular discourses of Pedagogy courses at the Federal University of Rondônia in relation to the use of media in initial teacher training. The specific objectives include: discussing the relationship between media and education in the Brazilian educational scenario of the 21st century; present references about the media course in the curricula of academic departments; and analyze the speeches of the Political Pedagogical Projects of the Pedagogy courses at UNIR. The methods chosen for this research are documentary and bibliographic with a qualitative approach, using the descriptive research strategy. Considering the time constraints and scope of this research, I chose to focus my analysis on UNIR's Pedagogy PPCs. I carried out a detailed investigation on the official UNIR website, focusing specifically on the Pedagogy degree section. In this search, I collected information about the institution's six campuses: Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura and Vilhena. It is essential to highlight that UNIR offers the Pedagogy course in two formats in Porto Velho: Distance Learning (EAD) and in-person. However, during the research, it was not possible to locate the PPC for the distance learning course, and, therefore, it was not considered in the analysis. The results obtained showed that the documented courses are related to laboratory structures, resulting in few discourses associated with the effects of these media artifacts in the initial training of teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUMA DE OLIVEIRA SILVA.pdf24,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.