Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/520
Título: A efetividade do controle interno na administração pública municipal
Autor(es): Anjos, Agnaldo José dos
Palavras-chave: Controle interno
Efetividade
Eficácia
Eficiência
Data do documento: 2008
Citação: ANJOS, Agnaldo José dos. A efetividade do controle interno na administração pública municipal. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Uma realidade econômica e social se apresenta e impõe mudanças na forma de manuseio e gerência da Administração Pública. De um modo geral a sociedade brasileira também exige uma nova ética, um novo modelo e forma de administrar, com mais responsabilidade, transparência e visando à concretização dos direitos e garantias fundamentais, dos quais advém o valor maior que deve reger as relações humanas (a dignidade da pessoa humana). Entretanto, não são necessárias novas leis ou novos instrumentos; faz-se imprescindível apenas que os instrumentos existentes sejam exercidos adequadamente, tornando-se eficazes, o que, ao permitir o cumprimento do dever de boa gestão, resultará na concretização da ética e da justiça social. Neste contexto em que se insere o Estado Brasileiro são indispensáveis o conhecimento e o entendimento sobre as ferramentas que possam auxiliar na concretização de um novo modelo. Passando pela evolução dos modelos de gestão pública e pela reforma administrativa brasileira, o trabalho tem como escopo tratar a Efetividade do Controle Interno na Administração Pública Municipal, importante instrumento que serve de base para toda atividade de controle da administração pública que deriva do dever-poder o qual a administração detém sobre seus próprios atos e agentes. Constitui o sistema de controle interno, responsável pela manutenção do fluxo atualizado e geral de informações. Os procedimentos de controle interno que objetivam prevenir e corrigir desvios possibilitam a chamada gestão fiscal responsável, bem como criam as condições indispensáveis para o desempenho das relevantes atribuições do Tribunal de Contas – Controle Externo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – campus de Cacoal como requisito final para Conclusão do Curso de graduação com bacharelado em Direito, sob a orientação do professor Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/520
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Aguinaldo_2008.pdf356,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador