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Título: Ação Interinstitucional entre Universidade, Poder Legislativo Estadual e Gestão Escolar em Prol do Projeto de Brinquedoteca em um Escola Pública de Ariquemes/RO.
Autor(es): 
Lima, Simone Fagundes de
Palavras-chave: Ação Interinstitucional.
Universidade.
Poder Legislativo.
Gestão Escolar.
Intervenção
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Simone Fagundes. Ação Interinstitucional entre Universidade, Poder Legislativo Estadual e Gestão Escolar em Prol do Projeto de Brinquedoteca em um Escola Pública de Ariquemes/RO.. 2024. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: Esta pesquisa aborda a temática da Ação Interinstitucional entre Universidade, Poder Público (Legislativo Estadual e Secretaria Municipal de Educação) e Gestão Escolar. O referido trabalho atuou em prol do projeto de brinquedoteca em uma escola pública de Ariquemes em Rondônia. Apresenta como ponto de partida a seguinte questão de investigação: de que maneira uma Ação Interinstitucional entre a Instituição de Ensino Superior (Universidade), o Poder Público Estadual (Legislativo), Poder Público Municipal (SEMED) e Instituição de Educação Básica (Gestão Escolar), pode fomentar políticas públicas mediante projeto de intervenção? Delimita-se como objetivo central. Analisar a estratégia da interinstitucionalidade como suporte para o desenvolvimento do projeto de brinquedoteca em uma escola municipal de Ariquemes/RO. Para tanto adotou-se os procedimentos metodológicos alinhados a pesquisa-ação, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Para coleta de dados delimitou-se o município de Ariquemes, do estado de Rondônia, com a participação de instituições e representantes das esferas Federal, Estadual e Municipal. Totalizando a participação de 10 acadêmicos, diretora e coordenadora educacional da instituição escolar municipal, 1 profissional da SEMED e 1 profissional representante do Poder Legislativo Estadual. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2011) os dados foram sistematizados em cinco categorias: a) Levantamento da demanda escolar; b) Projeto de intervenção; c) Perfil dos participantes; d) Trâmites legais; e) Avaliação do processo interinstitucional. Como principais resultados destaca-se: a identificação da demanda de uma brinquedoteca para atender a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental; a elaboração de um projeto de intervenção destinado a atender esta demanda, o diálogo com o Poder Legislativo Estadual e seu posterior apoio, a captação do recurso no valor de R$ 16.000,00 necessário para efetivar o projeto; a ocorrência dos trâmites legais previstos pela SEMED para execução do referido projeto. Após análise dos dados, foi possível identificar que a ação interinstitucional não é uma prática corriqueira no contexto acadêmico e escolar. Pretendemos, com esta pesquisa, prestar a comunidade acadêmica uma contribuição direcionada à reflexão sobre as possibilidades de produzir pesquisas/projetos que para além do campo teórico atuem atendendo as demandas da comunidade em seu entorno.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Prof. Dr. Hugo Athanasios Fotopoulos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5205
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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