Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Edno Ramiro de-
dc.date.accessioned2024-04-25T17:55:47Z-
dc.date.available2024-04-25T17:55:47Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Edno Ramiro de. Uma análise dos trabalhos de conclusão de cursos da licenciatura em matemática do campus da Unir de Ji-Paraná de (2010 a 2020) que tratam das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5275-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística – DME, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Lenilson Sergio Candido.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar o que nos revelam os trabalhos de conclusão de curso defendidas no curso de Licenciatura de Matemática do Campus da Unir de Ji-Paraná no período de 2010 a 2020 sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tanto, recorreu-se a abordagem qualitativa, esta pesquisa também se caracteriza como exploratória e bibliográfica, pautada em autores como: Godoy (1995), Gil (2008), Lima e Mioto (2007). No levantamento desta pesquisa foram encontradas 7 (sete) trabalhos de conclusão de curso, que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Para a análise teve como foco as temáticas investigadas, questões e/ou problemas de investigação, objetivos, principais autores utilizados na sustentação teórica, aspectos metodológicos e principais resultados expressos nas considerações finais das pesquisas. A fundamentação teórica recorreu-se aos seguintes autores: Rocha (2010), Ponte (2010), Valente (1998), André (2015), Salles (2016) e Souza (2010), entre outros. Dentre os resultados obtidos, verifica-se que os temas investigados nos trabalhos de conclusão de curso são da área da Educação Matemática com a utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Os problemas de investigação dos trabalhos de conclusão de curso se referem ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática sobre a utilização das TIC’s com focos diferenciados. Dentre os principais autores utilizados na sustentação teórica dos trabalhos de conclusão de curso, destacam-se: Barroqueiro (2009), Andrade (2000), Albuquerque (2000), Tajra (2008, 2012) e Valente (1993, 1995, 1997, 1999). Quanto à metodologia de pesquisa evidenciada nas, foi a abordagem qualitativa e pesquisa-ação. Na construção dos dados, os trabalhos de conclusão de curso optaram por usar questionário, descrição dos dados e realização de oficinas. Dentre os principais resultados expressos nas considerações dos trabalhos de conclusão de curso analisados, verificou-se a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação TIC’s no ensino de Matemática, embora ainda haja desafios para sua implementação efetiva. A falta de estrutura adequada e formação docente são barreiras identificadas. No entanto, quando utilizadas corretamente, as TIC’s podem enriquecer o ensino-aprendizagem, permitindo desenvolvimento de habilidades diversas. É imprescindível a revisão de políticas públicas para a integração efetiva dessas tecnologias nas salas de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edno Souza (ednoramiro@gmail.com) on 2023-11-19T03:31:16Z No. of bitstreams: 1 Versão_final_Artigo Científico.pdf: 390718 bytes, checksum: c40ef98e575af56f160577a697ea4b23 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br), reason: Se faz necessário a inclusão da folha de aprovação assinada digitalmente no corpo do trabalho para inclusão on 2023-11-30T18:03:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Edno Souza (ednoramiro@gmail.com) on 2024-04-20T00:19:05Z No. of bitstreams: 1 Versão_Final_Art.Científico.pdf: 437068 bytes, checksum: 6faaa556960e8e3363b8fbc3938bd8a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-25T17:55:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão_Final_Art.Científico.pdf: 437068 bytes, checksum: 6faaa556960e8e3363b8fbc3938bd8a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-25T17:55:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão_Final_Art.Científico.pdf: 437068 bytes, checksum: 6faaa556960e8e3363b8fbc3938bd8a6 (MD5) Previous issue date: 2023-10en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.titleUma análise dos trabalhos de conclusão de cursos da licenciatura em matemática do campus da Unir de Ji-Paraná de (2010 a 2020) que tratam das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão_Final_Art.Científico.pdf426,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.