Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5298
Title: Trajetória acadêmica, numa perspectiva da educação inclusiva: Relato de experiência
Authors: Souza, Ricardo Reis de
Keywords: Inclusão
Libras
Estágio
Issue Date: 30-Apr-2024
Citation: SOUZA, Ricardo Reis de. Trajetória acadêmica, numa perspectiva da educação inclusiva: Relato de experiência. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024
Abstract: A educação de surdos ganhou visibilidade e força no Brasil a partir de 2002, ano em que a Lei n.º 10.436 foi sancionada, reconhecendo a Libras como meio legal de comunicação e expressão no país. O tema desse trabalho se deu devido às experiências durante o estágio supervisionado e minha vivência escolar, com a abordagem sobre a “A trajetória acadêmica, numa perspectiva da educação inclusiva: relato de experiência”, onde tem-se o relato de minhas experiências em toda minha trajetória acadêmica. Como objetivo geral, este trabalho traz: Demostrar algumas dificuldades enfrentadas por alunos surdos durante sua trajetória acadêmica, e descrever algumas falhas ocorridas durante o processo de escolarização desses alunos. E seus objetivos específicos são: Analisar a importância do ensino de Libras, para os alunos surdos e ouvintes; Descrever a experiência pessoal enquanto acadêmico surdo e salientar os pontos positivos do ensino de Libras em salas de aula inclusivas. A metodologia utilizada é o da pesquisa participante, devido seu caráter de envolvimento do pesquisador com os participantes, na busca de conhecer e agir para encontrar meios de beneficiar o grupo pesquisado, fazendo parte da ação, conforme Gil (2008, p. 31). Os teóricos escolhidos foram: Capovilla e Raphael (2008), Barros (2011), que afirmam que a história da educação de surdos foi marcada por inúmeras tentativas e métodos específicos para a comunicação, em que havia uma dedicação para se ensinar aos surdos, principalmente, por meio de sinais, Araújo (2015), sobre o bilinguismo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), a da Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi um marco na educação dos surdos no Brasil, garantindo assim a acessibilidade linguística. A experiência do estágio com a professora de Libras, foi muito gratificante, utilizando a língua de sinais para se comunicar comigo e com os alunos surdos, o ensino de Libras para as crianças ouvintes é muito importante para a inclusão do surdo no ambiente escolar, a parte do Atendimento Educacional Especializado - AEE, é importante para o desenvolvimento das crianças com alguma deficiência, essa inclusão de instrutores surdos, intérprete, alunos e professores na escola é um avanço para o aprendizado e inclusão dos alunos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Prof. Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler e coorientação da TILSP Me. Queila Ribas de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5298
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO REIS OK.pdfTrabalho de Conclusão de Curso991,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.