Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5356
Título: Análise de obstáculos na implantação de política de gestão de riscos em uma instituição de ensino superior
Autor(es): Cunha, Milene Barbosa da
Palavras-chave: Administração Pública
Gestão Pública
Governança
Gestão Universitária
Data do documento: 2024
Citação: CUNHA, Milene Barbosa da. Análise de obstáculos na implantação de política de gestão de riscos em uma instituição de ensino superior. 2024. 166f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: A pesquisa aborda os desafios relacionados a gestão de riscos na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), concentrando-se no contexto institucional que influencia nas práticas para implementação de políticas e o fortalecimento de uma cultura preventiva. O objetivo da pesquisa é avaliar o nível de maturidade da UNIR em relação à implementação de políticas de gestão de riscos. O estudo utiliza métodos bibliográficos e documentais, caracterizando-se como pesquisa exploratória e descritiva, delimitada como estudo de caso. Para tanto, aplicou-se questionário semiestruturado aos gestores da Alta Administração da UNIR, abordando práticas de gestão de riscos, desafios para implementação de políticas e os riscos enfrentados, realizou-se análise é dedutiva, com abordagem qualitativa, submetendo os resultados à análise de conteúdo com base no referencial teórico. Os resultados destacam que a implementação da gestão de riscos é um processo difícil e demorado para a UNIR, devido à falta de recursos humanos e outras circunstâncias. Apesar da aprovação da política, ela ainda não foi efetivada. A maturidade, conforme percebida pelos gestores, permanece nos estágios iniciais e básicos, indicando a necessidade de desenvolvimento em todas as áreas. Os obstáculos incluem a ausência de uma cultura organizacional preventiva, falta de ferramentas adequadas e insuficiência de capacitação técnica. Os principais riscos relacionam-se à esfera acadêmica, especialmente à preservação do número de estudantes, e à imagem institucional. Como contribuição, o estudo acresce na literatura que trata sobre gestão de riscos no setor público e serve como diagnóstico sobre o que ocorre em âmbito da UNIR, fornecendo percepções sobre os desafios enfrentados e indicando áreas específicas que demandam desenvolvimento e aprimoramento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5356
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Concluída.pdf8,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.