Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maione do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-06-21T21:17:16Z-
dc.date.available2024-06-21T21:17:16Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5380-
dc.description.abstractO financiamento é crucial para a efetivação das políticas públicas sociais, de responsabilidade do Estado. A educação por sua vez, enquanto política social, necessita de financiamento para a garantia da sua efetivação. Por essa razão, esse estudo teve como objetivo analisar o financiamento da Educação Especial no município de Rolim de Moura e suas implicações para a garantia do direito à educação, na perspectiva do acesso à matrícula em turmas comuns, ao atendimento educacional especializado e ao apoio especializado. Nesse contexto, a Educação Especial é uma modalidade que se caracteriza em articular os níveis e as etapas da educação brasileira. Dessa forma, cabe à Educação Especial enquanto modalidade, garantir para o público-alvo desta modalidade, as condições plenas de participação e de aprendizagem. Dessa forma, o sistema de financiamento da educação no Brasil abarca a modalidade da Educação Especial, o que significa que cada ente federado possui sua responsabilidade com a Educação Especial, pois ela está inserida nas mesmas normas de organização previstas para as etapas da educação básica e as demais modalidades de ensino. A pesquisa se desenvolveu tendo o embasamento metodológico de abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizou-se também por tipo exploratória, descritiva e explicativa, utilizando o método documental. Nesse contexto, foi possível concluir que Educação Especial, não é apresentada nos dados do Sistema de Informação Sobre Orçamentos Públicos em Educação. Isso não significa que não existe investimento nessa modalidade, mas a sua não visibilidade pode gerar falta de necessidade de investimentos na área.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maione do Nasciemento Costa (maione_nascimento@hotmail.com) on 2024-03-25T23:55:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - MAIONE COSTA.pdf: 979868 bytes, checksum: 1b0774b3d7733948df2ed8e2e4c6d63d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2024-06-21T21:17:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - MAIONE COSTA.pdf: 979868 bytes, checksum: 1b0774b3d7733948df2ed8e2e4c6d63d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-21T21:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MAIONE COSTA.pdf: 979868 bytes, checksum: 1b0774b3d7733948df2ed8e2e4c6d63d (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectFinanciamento da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectFinanciamento da Educação em Rondôniapt_BR
dc.titleFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ROLIM DE MOURA/ROpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2Financing is crucial for the implementation of public social policies, which are the responsibility of the state. Education, in turn, as a social policy, requires financing to guarantee its implementation. For this reason, this study aimed to analyze the financing of Special Education in the municipality of Rolim de Moura and its implications for guaranteeing the right to education, from the perspective of access to enrollment in common classes, specialized educational assistance and specialized support . In this context, Special Education is a modality characterized by articulating the levels and stages of Brazilian education. Therefore, it is up to Special Education as a modality to guarantee full conditions for participation and learning for the target audience of this modality. In this way, the education financing system in Brazil covers the Special Education modality, which means that each federated entity has its responsibility with Special Education, as it is included in the same organizational standards foreseen for the stages of basic education and other teaching modalities. The research was developed with a methodological basis of a quantitative and qualitative approach, it was also characterized by an exploratory, descriptive and explanatory type, using the documentary method. In this context, it was possible to conclude that Special Education is not presented in the data from the Information System on Public Budgets in Education. This does not mean that there is no investment in this modality, but its lack of visibility may generate a lack of need for investment in the area.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MAIONE COSTA.pdf956,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.