Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5392
Título: Memórias e história da infância no campo: laços e entrelaços entre o nascimento e os anos iniciais do ensino fundamental em Santa Luzia D’Oeste-RO
Autor(es): Souza, Silmara Andrelino
Palavras-chave: história de vida.
meio rural
criança
Data do documento: 2024
Resumo: O estudo está diretamente ligado às histórias e memórias de uma criança que teve seu crescimento e desenvolvimento pessoal, social e, em especial, infantil na roça, com sua família de camponeses que sempre foram preocupados em trabalhar, ensinar aos filhos os valores éticos em sociedade e proporcionar educação a eles. Este trabalho se apresenta por meio de relatos vivenciados através das histórias de vida, transmitindo relevância significativa para a vida em sociedade e compreensão humana. O objetivo principal foi compreender as histórias de vida, por meio das narrativas dos que viveram o período da vida de Patrícia, desde o nascimento até os anos iniciais do ensino fundamental I, com foco no local em que viveu e cursou boa parte de sua trajetória acadêmica em Santa Luzia D´Oeste; de modo a caracterizar- se e identificar-se as organizações escolares relatando os fatos ocorridos e fazendo-se perceber a importância e dificuldades encontradas ao longo desse período. No contexto metodológico, trata-se de uma pesquisa de caso sobre história de vida por meio de uma abordagem sócio histórica, na qual utiliza-se análise de entrevista semiestruturada aplicada a cinco sujeitos envolvidos diretamente na elaboração do caso estudado. O assunto abordado justifica-se pela sua relevância por ter sido desenvolvido em locais públicos, envolvendo os contextos: social, educacional e familiar; além de formas de sobrevivência e dificuldades encontradas nas trajetórias dos indivíduos no meio rural, a partir das suas lutas e experiências de vida. A história de vida da família pesquisada, foi realizada por meio de documentários e de narrativas de pessoas com a finalidade de se refletir sobre o percurso enfrentado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5392
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REPOSITÓRIO 0404 (2).pdf538,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.