Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/723
Title: A evidenciação do ativo intangível introduzida pela Lei nº 11.638/2007
Authors: Melo, Marcelo Carlos de
Keywords: Ativo intangível
Evidenciação
Lei 11.638/2007
Issue Date: 2009
Citation: MELO, Marcelo Carlos de. A evidenciação do ativo intangível introduzida pela Lei nº 11.638/2007. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Abstract: Em função da relevância dos ativos intangíveis, e como conseqüência de sua regulação e evolução ao longo do tempo, o desafio de mensurá-lo e evidenciá-lo tem sido uma busca contínua por aprimoramentos de técnicas inovadoras por parte das empresas e profissionais da área contábil para tornar as demonstrações contábeis, um retrato mais fiel da riqueza patrimonial das companhias, evidenciando não só os ativos tangíveis como também os intangíveis. Nesta direção, o presente trabalho tem como problemática a adequação das empresas brasileiras quanto à evidenciação do ativo intangível introduzida pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que o tornou grupo integrante do Balanço Patrimonial, visando a convergência das normas brasileiras às normas internacionais. Assim, este artigo, orientado pelo método dedutivo e pesquisa bibliográfica exploratória, tem por objetivo apresentar os conceitos básicos e as aplicações do ativo intangível no cenário nacional em consonância com o mercado internacional, tendo buscado subsídios para esclarecer, conceituar, identificar e expressar as inovações inerentes. Conclui-se que várias companhias brasileiras têm empenhado esforços para evidenciar o ativo intangível em atendimento à nova lei, apesar de sua regulamentação ser recente, tendo observado ainda que tal evidenciação contribui para a valorização contábil das companhias que a praticam.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Profa. Orientadora Profa. M.ª Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/723
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACC MARCELO - A evidenciação do ativo intangível.pdf239,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.