Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1242
Título: Empreendedorismo como meio de ressocialização do preso em Cacoal
Autores: Sanders, Maria Arleide Alves de Lucena
Palavras-chave: Empreendedorismo
Ressocialização
Preso
Data de publicação: 2006
Citação: SANDERS, Maria Arleide Alves de Lucena. Empreendedorismo como meio de ressocialização do preso em Cacoal. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2006.
Resumo: O presente trabalho realizado por meio de pesquisa de campo, fundado no positivisno, aborda o tema Empreendedorismo como meio de Ressocialização do Preso no Município de Cacoal, seu desenvolvimento partiu do interesse em investigar o crescente índice de reincidência que consta da saida do egresso do presídio sem ter recebido capacitação profissional, por falta de um presídio adequado, o que tem dificultado os trabalhos realizados pelos órgãos de assistência ao egresso. As instituições prisionais, em regra, não dispõem de espaço para a realização das atividades empreendedoras, segurança para os presos, funcionários e para a sociedade. O empreendedorismo como meio de ressocialização, conforme resultado em alguns presídios do Brasil, consiste em meio eficiente de trabalho para quem tem pressa em reabilitar-se e deixar a ociosidade, funciona como terapia ocupacional, é divertido, estimula a competitividade no mercadode trabalho e já vem sendo empregado em várias penitenciárias no Brasil com sucesso, os presos trabalham por produção, o preso e a industria ficam satisfeitos, pois para o empreendedor, tempo é dinheiro, e tempo não tem faltado no presídio, se houver politicas públicas de conscientização da necessidade do Egresso ser ressocializado dentro do presídio, é possível que muitos presos possam mudar de vida e a sua carta de referência será o seu bom trabalho. Diante de tais constatações e a fim de investigar as questões expostas com maior profundidade, o estudo ora apresentado desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliografica aplicada a pesquisa de campo realizada no presídio do município de Cacoal, bem como com a população do mencionado município.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Silverio dos Santos Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1242
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNIR-MONO-Empreendedorismo com meio de ressocialização do Preso em Cacoal - Maria Arleide AL Sanders.pdf395,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.