Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/167
Title: | O ensino de frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Colares, Márcia Lúcia Ribeiro |
Keywords: | Ensino de matemática Frações Anos iniciais - ensino fundamental |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | COLARES, Márcia Lúcia Ribeiro. O ensino de frações nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013, 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013. |
Abstract: | O estudo focaliza a percepção dos professores acerca do ensino de frações no 4º e 5º anos do ensino fundamental, em uma instituição de ensino público estadual de Ariquemes-RO. O interesse pelo tema "O Ensino de frações nos 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental. É comum os professores apresentarem dificuldades nas operações envolvendo frações e, muitas vezes, por não dominarem essa área de conhecimento, não se aprofundarem no assunto, o que dificulta que os alunos se apropriem dos conceitos e práticas essenciais. Adota como metodologia a pesquisa de campo e observação da realidade, utilizando como instrumento para coleta de dados, uma entrevista utilizando-se de um questionário semiestruturado com todos os professores que ministram matemática nos quartos e quintos anos da escola. Elege como considerações finais a relevância do tema proposto visando a necessidade de docentes formados no curso de Pedagogia com qualificação na área pedagógica e com conhecimentos específicos da matemática. |
Description: | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ms. Eliete Zanelato |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/167 |
Appears in Collections: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Colares, Márcia L. R..pdf | 918,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.