Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2181
Título: A trajetória escolar e acadêmica de um estudante com deficiência intelectual que cursa Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná
Autores: Cruz, Raimundo da
Palavras-chave: Inclusão Social
Licenciatura em Matemática
Trajetória Pessoal
Data de publicação: 2017
Citação: CRUZ, Raimundo da. A trajetória escolar e acadêmica de um estudante com deficiência intelectual que cursa Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná . 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma monografia para conclusão de curso de Licenciatura em Matemática na Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-paraná. O mesmo tem como objetivo apresentar a minha trajetória escolar e acadêmica, sendo eu uma pessoa com deficiência intelectual. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa autobiográfica, desenvolvida na abordagem qualitativa, além de apresentar uma narrativa sobre minha história de vida com ênfase na trajetória educacional, foi agregado dados de entrevistas realizadas com dois ex-colegas de sala de aula, sendo um do ensino fundamental e outro do superior. Apesar de possuir deficiência intelectual em nível moderado, estudei toda a educação básica em escolas públicas de ensino regular na zona rural do município Ji-Paraná-RO, vencendo dificuldades oriundas de meu déficit intelectual e das impostas pela sociedade. E assim estou conseguindo alcançar um objetivo imposto por mim desde a quinta série, a de se graduar no curso Licenciatura em Matemática, no qual ingressei no ano 2011/2. O ensino superior não foi diferente da educação básica, as dificuldades e os preconceitos ainda persistiam/persistem e serão possíveis de dimensionar, através das entrevistas realizadas com colegas das respectivas classes educacionais citadas, transmitindo assim um pouco das informações sobre a minha trajetória. Este trabalho possui importância para a educação num geral, por se tratar de desafios da inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais em diferentes níveis de ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR – Campus de Ji-Paraná-RO como requisito parcial para a obtenção do Título de Licenciatura em Matemática
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2181
Aparece nas coleções:DME/JP. Trabalhos de Conclusão do Curso de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Licenciatura Plena em Matemática - Raimundo da Cruz.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Raimundo da Cruz737,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.