Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2337
Title: | O ingresso de uma criança com síndrome de down no processo de escolarização e seus atendimentos: um relato de experiência, uma trajetória de sucesso |
Authors: | Câmara, Simone Padilha Siqueira |
Keywords: | Inclusão Síndrome de Down Atendimento |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | CÂMARA, S. P. S. O ingresso de uma criança com síndrome de down no processo de escolarização e seus atendimentos: um relato de experiência, uma trajetória de sucesso. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. |
Abstract: | A inclusão escolar das crianças com síndrome de Down pode resultar em fracasso e frustrações ou pode ser uma trajetória de sucesso dependendo do envolvimento da família e do atendimento dado a elas na escola. As condições que envolvem esse processo são complexas, porém permeadas de possibilidades quando se leva em conta o potencial dessas crianças e não apenas sua deficiência. A escola assume fundamental importância em sua formação proporcionando iguais condições de aprendizado assim como os demais estudantes. O objetivo dessa pesquisa foi apontar alguns fatores que dificultam a inclusão desses alunos, mas também as possibilidades que se abrem diante de uma postura correta dos atores envolvidos nesse processo. Para isso recorreu-se a fontes bibliográficas dentro da área de inclusão e ao relato de minha experiência da inclusão do meu filho que tem síndrome de Down. Apresentando ainda a conceituação desta síndrome, os aspectos legais que embasam os atendimentos oferecidos a este público, como também uma breve contextualização histórica sobre o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais e seus atendimentos até nossos dias; estabelecendo um enfrentamento com a experiência de inclusão do meu filho. Contudo, observou-se que, apesar de todo amparo legal e estratégico, a inclusão no dia a dia das salas de aula e as possibilidades de atendimentos acontecem em grande parte pelo compromisso que o professor e a escola assumem com a educação dessas crianças criando estratégias e revendo suas práticas pedagógicas, sem também esquecer-se da importância que a família assume em todo este processo. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Esp. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2337 |
Appears in Collections: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Simone.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.