Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2358
Título: Norma regulamentadora – 28 como ferramenta de gestão em segurança e saúde no trabalho: um estudo de caso em uma indústria de confecção
Autor(es): Neves, Marcelo Pereira Garrido
Palavras-chave: Riscos ambientais
Normas Regulamentadoras
Custos fiscais
Trabalhadores
Data do documento: 2018
Citação: NEVES, Marcelo Pereira Garrido. Norma regulamentadora – 28 como ferramenta de gestão em segurança e saúde no trabalho: um estudo de caso em uma indústria de confecção. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O ambiente laboral pode expor os trabalhadores a condições desfavoráveis devido à presença dos riscos ambientais e ocupacionais. Desta forma, faz-se necessário realizar ações que contribuam para a antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Nessa tônica, fundamentado nos parâmetros das Normas Regulamentadoras – NRs, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as condições de segurança e saúde no trabalho em uma empresa do segmento têxtil localizada no município de Cacoal/RO com base na NR-28, descrevendo e calculando os custos fiscais das não conformidades das Normas Regulamentadoras 4, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 17 e 23, a fim de compará-los com o custo real de implantação para eliminar ou minimizar as situações de risco encontradas no local de trabalho. Quanto à metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa descritiva combinada com pesquisa de campo e os diferentes resultados encontrados foram comparados com o conjunto de NRs selecionadas, logo após mensurou-se os custos fiscais com o disposto na NR-28, Anexo I. Neste contexto, se faz necessário investimentos indispensáveis visando à integridade física e a saúde dos trabalhadores, uma vez que foram identificados vários itens das NRs selecionadas que não estão em conformidade e que apresentam situação de risco para os trabalhadores, gerando um custo total real de R$ 29.192, 08 a R$ 33. 901,42, caso a empresa receba uma auditoria do trabalho. Não obstante, o investimento para eliminar ou minimizar as situações de risco, demonstrou ser bem menor quando comparado ao custo total real, representando aproximadamente 20% deste custo. Portanto, o investimento em segurança do trabalho é sempre mais viável, tanto para os trabalhadores, sob o ponto de vista da promoção da saúde, como para os empregadores que quando auditados, não sofreram penalizações em decorrência do descumprimento de alguma NR.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção Orientador: Prof. Esp. Alessandro Aguilera Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2358
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador