Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2538
Título: Práticas de transparência governamental e a educação fiscal como forma de controle social na gestão pública. um estudo de caso no município de Alta Floresta do Oeste
Autores: Santos, Elizangela Rodrigues dos
Palavras-chave: Accountability
Transparência pública
Gestão pública
Data de publicação: 2018
Citação: SANTOS, Elizangela Rodrigues dos. Práticas de transparência governamental e a educação fiscal como forma de controle social na gestão pública. um estudo de caso no município de Alta Floresta do Oeste. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A transparência na gestão pública surgiu para que os gestores possam gerir o dinheiro público com mais responsabilidade e para que a população acompanhe e fiscalize seus representantes. Tornou-se obrigatória por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ganhou reforço por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Apesar de todas essas ferramentas, não há o interesse da população em acompanhar e fiscalizar seus representantes, e não há o incentivo a população, por parte dos gestores públicos, no acompanhamento e fiscalização de suas ações, para que ocorra a correta aplicação do dinheiro público visando o bem comum da sociedade. Neste contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar se as ferramentas aplicadas no processo de transparência governamental e as informações disponibilizadas pela prefeitura de Alta Floresta D’Oeste são eficientes na percepção de seus usuários. A presente pesquisa é de caráter qualitativo- descritivo acerca do tema transparência pública foi norteada pelo método dedutivo, sendo realizada por meio de pesquisa de campo através de questionário aplicado aos professores das escolas da zona urbana de Alta Floresta D’Oeste, que ministram aula para os alunos do ensino médio. A coleta de dados foi realizada no período de outubro e novembro de 2018. Os principais resultados apontam que não existe o incentivo no município que desperte o interesse da população em acompanhar e fiscalizar a gestão do município, e a forma como as informações são disponibilizadas precisam ser melhoradas, e disponibilizadas de forma menos técnica para que qualquer cidadão possa compreender..
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2538
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELIZANGELA VF.pdf555,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.