Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2774
Title: Das lições ouvidas às práticas vividas: a educação ambiental no ensino fundamental I.
Authors: Silva, Jéssica Karoline Godoi da
Keywords: Educação Ambiental
Meio Ambiente
Formação de Professores
Interdisciplinaridade
Issue Date: 2016
Citation: ENSINO FUNDAMENTAL I SILVA, J. K. G. Das lições ouvidas às práticas vividas: a educação ambiental no ensino fundamental I. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Graduação em Pedagogia, sob a orientação do Profa. Dr.ª Avacir Gomes dos Santos Silva.
Abstract: Este escrito monográfico objetivou refletir e compreender a importância da relação entre o ser humano, a natureza, a sociedade e sua aplicabilidade no contexto escolar. Num período extremamente marcado pela degradação do meio ambiente, faz-se necessário abordar a Educação Ambiental junto ao universo educativo contemplando todas as áreas do currículo, numa perspectiva interdisciplinar. Desse modo, a problemática da pesquisa centrou-se em analisar qual a importância que o conhecimento sobre a temática tem durante a formação inicial e continuada do professor, como esse conteúdo é abordado nos livros didáticos de Ciências e como os alunos compreendem Educação Ambiental a partir da metodologia utilizada pelo professor. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Alta Floresta D‟ OesteRondônia. Utilizou-se para produzir as informações, a pesquisa qualitativa, a partir da observação, entrevista e participação. Foram utilizados como fundamentação teórica os estudos de Layrargues (2004), Segura (2001), Souza (2000), Tristão (2004), Antunes (2013), Branco (2003) entre outros. O estudo possibilitou compreender que as educadoras são conscientes da necessidade de abordar conteúdos referentes às problemáticas ambientais, porém devido à falta de conhecimento que recebem durante o processo de formação acadêmica e a precariedade na oferta de cursos de formação continuada, desenvolvem poucas atividades referentes ao tema. Verificamos que utilizam o livro didático como principal recurso de atividade, acaba dificultando o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Constatou-se, a grosso modo, que os alunos se consideram como agentes importantes no processo de preservação ambiental, porém o conhecimento que possuem sobre a temática ainda é insuficiente. Nesse sentido, é importante que o educador, ao trabalhar conteúdos do livro didático faça uma ligação entre às questões do cotidiano do aluno, pois contribuirá para que a atividade seja significativa e com maior chance de sucesso. Compreendeu-se também que a educação ambiental deve ser tratada como um componente essencial no processo de formação e educação permanente, tanto dos professores, quanto dos alunos, com uma abordagem direcionada para a resolução dos problemas vivenciados no cotidiano escolar e social, onde esses sujeitos estão inseridos.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Graduação em Pedagogia, sob a orientação do Profa. Dr.ª Avacir Gomes dos Santos Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2774
Appears in Collections:DACEP/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Das lições ouvidas às práticas vividas a educação ambiental no ensino fundamental I.pdf588,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.