Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2784
Title: O papel da acessibilidade e da didática para sujeitos com necessidades especiais: caso Rolim de Moura
Authors: Lopes, Daniela Aparecida Bernardino
Keywords: Materialismo histórico
Acessibilidade
Inclusão
Recursos didáticos
Issue Date: 2016
Citation: LOPES, D. A. B. O papel da acessibilidade e da didática para sujeitos com necessidades especiais: caso Rolim de Moura. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Bilhalva Vitória
Abstract: Esta monografia é o resultado de um estudo de caso sobre a acessibilidade e didática para o deficiente visual. Assim, de início, na parte introdutória os motivos da pesquisa, a partir da trajetória acadêmica do pesquisador. Depois apresentamos, a estrutura do trabalho movimentar-se-á a partir de três eixos básicos: a fundamentação do trabalho acadêmico, com base no materialismo histórico e dialético, como o marco teórico: pressupostos teóricos metodológico da pesquisa, com apoio bibliográfico de autores como: Frigotto (2004), Pinto (1979), Saviani (2008, 2011), Paludo e Vitória (2014). Segundo, o contexto histórico da escola, no sentido de desvelar a realidade objetiva da escola. No terceiro, a revisão da literatura sobre a acessibilidade e didática. Em síntese, estruturando a dinâmica geral do trabalho de conclusão, entre os motivos, de onde falamos, do que nos propomos escrever e o que a literatura tem a dizer. E por fim, as conclusões finais, na forma de análise crítica e de caminhos possíveis.
Description: Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Bilhalva Vitória
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2784
Appears in Collections:DACEP/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.