Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2792
Title: Percepções de acadêmicas em anos finais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de JI-Paraná sobre identidades indígenas
Authors: Souza, Amanda Santos
Keywords: Identidade Cultural
Estudos Culturais
Educação Indígena
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, Amanda Santos. Percepções de acadêmicas em anos finais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de JI-Paraná sobre identidades indígenas. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)–Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Abstract: Tendo em vista a minha formação docente e de meus pares, estudantes concluintes do curso licenciatura em Pedagogia, visto que estamos na região norte e que no campus Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, possuir um curso voltado a formação de professores indígenas, questiono as concepções de identidade e diferença indígenas que meus pares formaram ao longo de sua educação básica e superior, de modo a problematizar os estereótipos que cerceiam o ambiente escolar, onde atuaremos como docentes. A metodologia aplicada a este estudo foi uma pesquisa qualitativa em educação (SILVEIRA, 2007), tendo como método de levantamento de dados, entrevistas semiestruturadas com seis acadêmicas do curso de pedagogia, visto o quantitativo elevado de mulheres neste curso de pedagogia. Sob reflexão de autores como Hall (2006), Bonin (2007), Quijano (1992) e Bhabha (1997). Diante disso verificou-se que as concepções das acadêmicas, trazem no seu discurso um viés de ordem colonial, onde situa o indígena em um espaço-tempo fixo no passado sem mobilidade e ascensão para o futuro, onde sua identidade é historicamente construída e naturalmente condicionada à representações caricatas que tendem a invizibilizar as diferenças presente na pós-modernidade, naturalizando sua condição no polo binário inferior, preso a uma identidade iconográfica produzida pela identidade nacional e reforçada pela história nacional.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2792
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final - AMANDA.pdfAMANDA SANTOS SOUZA988,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.