Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3114
Título: Atitudes dos alunos do 3º ano de escola pública em relação à Estatística, utilizando a Teoria da Resposta ao Item - TRI
Autor(es): Silva, Jakeline Oliveira
Palavras-chave: Aprendizagem em estatística
Teoria da resposta ao item
Escala de atitudes em relação à estatística
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Jakeline Oliveira. Atitudes dos alunos do 3º ano de escola pública em relação à Estatística, utilizando a Teoria da Resposta ao Item - TRI Orientador(a): Prof.ª Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: A presente pesquisa investigou o aspecto de aprendizagem de estatística em alunos do Ensino Médio por meio do estudo das atitudes dos alunos do 3º ano de escola pública em relação à estatística, utilizando a Teoria da Resposta ao Item – TRI. Uma amostra de 355 alunos da cidade de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, Brasil, respondeu a um questionário informativo e à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,939 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. As atitudes observadas no grupo foram predominantemente positivas. Pesquisas têm indicado que os indivíduos demonstram baixa motivação e têm certas dificuldades de aprendizado de conceitos estatísticos. Estudos já realizados afirmam que indivíduos com atitudes positivas sobre determinado tema apresentam maior probabilidade de sucesso no aprendizado da mesma. Dessa forma, as respostas dadas pelos alunos do 3º ano foram analisadas por meio da Teoria da Resposta ao Item. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) e o parâmetro de discriminação (ai) mostraram que quando o item apresentou uma reação definitivamente positiva em relação à estatística, os alunos não souberam citar aplicações de seu uso em situações do cotidiano. Estes resultados indicam que é necessário adotar estratégias em sala de aula para que os alunos reconheçam a utilidade da estatística na sociedade em que estão inseridos e utilizem-na da melhor forma possível. Por fim, destaca-se também a importância do educador investigar as atitudes dos alunos em relação à estatística e, a partir dela, elaborar propostas de ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Ji-Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3114
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jakeline Oliveira Silva TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.