Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3362
Título: Análise do ponto de equilíbrio mix para tomada de decisão na produção de sabonetes artesanais
Autor(es): Costa, Patrícia Almeida
Palavras-chave: Análise de custos
Custo variável.
Custo/volume/lucro
Mix de produtos
Tomada de decisão
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, Patrícia Almeida. Análise do ponto de equilíbrio mix para tomada de decisão na produção de sabonetes artesanais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma microempresa produtora de sabonetes artesanais no município de Cacoal – RO. Foi realizada pesquisa exploratória e aplicada, pois teve como objetivo demonstrar como a análise custo/volume/lucro (CVL) pode contribuir para tomada de decisão uma empresa de pequeno porte bem como quais produtos oferecem maior lucratividade para a empresa e responder ao problema da pesquisa que é: como a análise CVL pode influenciar na tomada de decisão em empresa fabricante de sabonetes artesanais? Desse modo os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois os resultados permitiram demonstrar, em uma empresa que possui um mix constituído por diversos produtos, com quantas unidades alcança seu ponto de equilíbrio por produto, possibilitando à proprietária definir quantas unidades no mínimo de cada produto devem ser vendidas para se obter determinado montante de lucro. Por meio de simulações, foi possível identificar quais produtos oferecem maior margem de contribuição (MC) unitária e total, bem como a quantidade a ser fabricada e vendida para atingir o ponto de equilíbrio em volume e valor. Para isso foi necessário conhecer o mix de produtos, classificar os gastos da produção e calcular o ponto de equilíbrio do mix. Foram realizadas análise dos gastos fixos e variáveis. Os resultados revelaram que a empresa deve vender aproximadamente 93 (noventa e três) unidades para atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, a quantidade necessária em que os gastos e receitas são equivalentes, possibilitando o estabelecimento de metas considerando, inclusive, a margem de lucro desejada e qual produto oferece maior margem de contribuição total, pois esse indicador é determinante para apoiar o planejamento da produção e das vendas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.Orientador (a): Prof.ª. Mª Liliane Maria Nery Andrade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3362
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Patricia Almeida.pdf809,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador