Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3445
Título: A “Lei de Cotas” e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Autor(es): Silva, Vanessa Camila Tramontin da
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Inclusão
Lei de cotas
Responsabilidade social
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: SILVA, Vanessa Camila Tramontin da. A ‘’lei de cotas’’ e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2021.
Resumo: O trabalho tem o objetivo de analisar os métodos de contratação, funções designadas para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a forma que é feita inclusão dessas pessoas dentro das empresas, um meio de inclusão foi a criação da lei 8.213/91, que dispõe sobre planos da previdência, com enfase no art. 13, onde diz que empresas com mais de 100 funcionários devem ter em sua equipe entre 2% a 5% de pessoas com deficiência, porém é importante entender que é necessário definir uma função que a pessoa esteja apta a exercer. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo, realizada de forma indutiva, abrangendo o método qualitativo, sendo usada a pesquisa exploratória para construção do referencial teórico. O questionário foi encaminhado para os departamentos de recursos humanos de 11 (onze) empresas da cidade de Cacoal, mas como não houve colaboração das empresas para responder, a pesquisa passou a ser um levantamento de pesquisas anteriores de outras regiões do país para perceber os avanços e dificuldades na contratação e inclusão das PcDs no ambiente de trabalho. Foi possível notar que algumas empresas estão dispostas a incluir da melhor maneira as pessoas com deficiência dentro da organização, pensando em maneiras de inclusão e adaptação do local de trabalho facilitando o acesso.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharela em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª. Dra. Daiane Martins Rocha
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3445
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VERSAO_FINAL_VANESSA_CAMILA_TRAMONTIN_DA_SILVA.pdf524,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador