Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/396
Título: Do confronto entre o interesse público e privado das interceptações telefônicas no inquérito policial sob o crivo das garantias constitucionais
Autor(es): Yoshimine Neto, Marto
Palavras-chave: Processo penal
Democracia
Inquérito policial
Interceptação telefônica
Data do documento: 2-Jul-2015
Citação: YOSHIMINE NETO, Marto. Do confronto entre o interesse público e privado das interceptações telefônicas no inquérito policial sob o crivo das garantias constitucionais. 2015. 50 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem o fim de analisar do confronto entre o interesse público e privado das interceptações telefônicas no inquérito policial sob o crivo das garantias constitucionais tendo em vista que, atualmente, os trabalhos policiais que resultam grandes repercussões são quase que sempre frutos de investigações que se estruturam em interceptações telefônicas. E devido este meio de investigação ser muito invasivo a vida privada do investigado, procurou-se sob o manto da Constituição Federal elencar subsídios para o deferimento ou indeferimento de tal medida na fase inquisitiva. Assim, utilizou-se do método jurídico denominado dogmático visto que o principio constitucional da legalidade é um dos alicerces de um Estado Democrático de Direito. Também, buscou-se sob a perspectiva filosófica jurídica da zetética compreender as divergências de interesses acerca da violação de liberdade e o cumprimento dos direitos e garantias constitucionais. A pesquisa bibliográfica foi o caminho utilizado para a construção do presente trabalho acadêmico. Ressalta-se que a lei nº 9.296/96 disciplina a interceptação das comunicações telefônicas, porém a discricionariedade do juiz é fator decisivo para o deferimento de pedido da autoridade policial a respeito de uma investigação policial a qual colherá a materialidade e autoria delitiva por meio da interceptação telefônica.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação da professor Me. Bruno Milenkovich Caixeiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/396
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.pdf594,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador