Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/410
Título: A contribuição na ressocialização de apenados na casa de detenção do munIcÍpio de Cacoal-RO
Autor(es): Viana, Edson José
Palavras-chave: Execução penal
Ressocialização
Apenados
Legislação
Data do documento: 2015
Citação: VIANA, Edson José. A contribuição na ressocialização de apenados na casa de detenção do município de Cacoal-RO. 2015. 55 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender as formas de contribuição do Estado na ressocialização de apenados na Casa de Detenção do município de Cacoal. Para tanto, considerando-se a grande importância que tem o Direito Penal dentro do ordenamento jurídico, vislumbrou-se estudar os institutos que tratam da proteção dos direitos dos presos na constituição Federal e legislação infraconstitucional, assim como as normas de organização penitenciária. Foi adotado o método de pesquisa dedutivo, tendo apoio nos procedimentos de abordagem qualitativa e estatística, e ainda na técnica de pesquisa bibliográfica baseada na literatura que norteiam o tema. Foi realizada entrevista por meio de questionário fechado e direto junto aos responsáveis pelas atividades ressocializadoras, questionando, segundo a juridicidade, os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais os procedimentos e práticas desenvolvidas no estabelecimento prisional. Também se buscou definir os direitos da pessoa presa previstos na Carta Magna e Lei de Execução Penal, além de conceituar sociologicamente os institutos da igualdade e dignidade. Foram colecionados dados estatísticos coletados pela Secretaria de Assuntos Penitenciários que tem relação com o número de apenados que retornaram ao convívio social no município de Cacoal-RO. Ao final, relacionaram-se de forma adequada as informações pesquisadas com os dados estatísticos mencionados, visando identificar a interação existente entre a previsão da lei e a prática desenvolvida e apontar a importância deste estudo para compreender as consequências que a contribuição do Estado na ressocialização de apenados pode gerar na sociedade local.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito elaborada sob Orientação do prof. Ma. Ozana Rodrigues Boritza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/410
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia para capa dura e cd em pdf(1).pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador