Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4188
Title: | Tecnologias e educação: a cultura maker com arduino como possibilidade para o ensino no Curso de Licenciatura em Física do IFRO |
Authors: | Silva, Silas Jader Ferreira |
Keywords: | Educação escolar Tecnologias educacionais Ensino de física |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SILVA, Silas Jader Ferreira. Tecnologias e educação: a cultura maker com arduino como possibilidade para o ensino no Curso de Licenciatura em Física do IFRO. 2021. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021. |
Abstract: | A pesquisa “Tecnologias e Educação: a Cultura Maker com Arduino como Possibilidade para o Ensino no Curso de Licenciatura em Física do IFRO”, buscou investigar junto a um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama, em que medida a cultura maker com o uso do Arduino pode trazer contribuições para a didática no ensino de física, sendo a cultura maker pautada pelo emprego de tecnologias digitais acessíveis para a formulação e construção de artefatos físicos, e o Arduino, uma ferramenta muito utilizada para esse fim. O embasamento teórico traz as contribuições de autores que defendem a didática desenvolvimental como um caminho para o desenvolvimento integral do sujeito, na medida em que apresentam uma visão crítica sobre o uso das ferramentas tecnológicas como recursos didáticos, ao mesmo tempo em que não afasta seu uso e destaca a importância mediática dos professores neste processo. O caminho metodológico percorrido para esta pesquisa aplicada foi o de após investigação do status inicial de conhecimento do grupo, apresentar uma ferramenta da cultura maker amplamente conhecida neste meio, o Arduino, como uma possibilidade didática para o ensino de física. Tendo sempre em mente o desenvolvimento do aluno, foi aplicado um minicurso de Arduino aos licenciandos, e para isto, foi distribuído a cada um dos participantes um kit com dispositivos para a confecção dos experimentos didáticos propostas no minicurso. Ao passar à fase final da pesquisa, foi aplicado um questionário para investigar os possíveis avanços relacionados à percepção do grupo, quanto ao uso mediado desta tecnologia como possibilidade didática na futura prática docente dos licenciandos. Conclui-se que mesmo os docentes com pouca ou nenhuma interação prévia com as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) conseguiram perceber no uso da cultura maker com Arduino, possíveis aplicações da didática desenvolvimental no ensino de física, apontando possibilidades diversas para sua prática docente. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4188 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.