Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4705
Título: Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e formação matemática do professor nos anos iniciais
Autor(es): Silva, Layon Cesar da
Palavras-chave: Tecnologias digitais.
Formação Matemática.
Anos iniciais.
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, L. C. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e formação matemática do professor nos anos iniciais. 2023. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar a formação dos professores para a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de matemática nos anos iniciais. Para atender o objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar a formação dos professores que ensinam matemática e utilizam TDIC; conhecer como é feita a inserção de TDIC pelos professores que ensinam matemática no 5° ano do ensino fundamental; descrever quais as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC estão sendo utilizadas pelos professores. O problema dessa pesquisa foi direcionado pela questão: como vem ocorrendo a formação dos professores que ensinam matemática no 5° ano do ensino fundamental e utilizam TDIC. Para responder à questão problema, foi realizado pesquisa bibliográfica e de campo. Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em três instituições de ensino, sendo duas escolas públicas e uma escola privada, localizadas no município de Vilhena/RO. As entrevistas foram feitas com professoras do 5° ano do ensino fundamental que utilizam TDIC no ensino de matemática. O método utilizado foi baseado em alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, Bardin (2020). Deste modo, foram criados três eixos temáticos e a partir dos mesmos surgiram 14 Unidades de Registro para posterior análise. Em princípio foram definidos três eixos: Perfil Docente, Inserção de TDIC e TDIC utilizada. As tecnologias digitais estão presentes nos ambientes escolares, o que me fez refletir e questionar a formação do professor que a utiliza em suas aulas de matemática. Diante disso, a pesquisa embasou-se em Gambarra (2019): Curi (2011); D’ Ambrósio (1996); Brasil (1996), dentre outros. A pesquisa evidenciou que há um contraste entre docentes da rede pública e da rede privada de ensino no que se refere a utilização de TDIC no ensino de matemática, sendo que a primeira não oferece condições de formação especifica para seus docentes, que utilizam sem planejamento, e sem reflexão crítica, o oposto acontece na rede privada. Em uma visão final, ficam sugeridas algumas indicações pertinentes para melhoria deste cenário.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4705
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-LAYON-VERSÃO-FINAL-OFICIAL.pdf910,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.