Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5011
Título: Comunicação entre aluno e professor em sala de aula: reflexos da aprendizagem
Autor(es): Silva, Kimberlly Caetano Menezes da
Palavras-chave: Linguagem oral
Comunicação
Ensino e aprendizagem
Teoria Histórico-Cultural
Data do documento: 11-Out-2023
Citação: SILVA, Kimberlly Caetano Menezes da. Comunicação entre aluno e professor em sala de aula: reflexos da aprendizagem. 18 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi verificar o impacto da linguagem oral dentro da sala de aula, tanto para professor quanto para o aluno. Para alcançar esse objetivo geral elencamos os seguintes objetivos específicos: analisar de que modo a comunicação afeta dentro da sala de aula; entender o papel da oralidade na interação humana. A pesquisa teve como fundamento produções relativas à Teoria Histórico-Cultural e ao dialogismo de Bakhtin (1997), das quais destacamos Vigotski (2009), Garcia (2021), Oliveira (2015), dentre outros. Dos estudos realizados, verificamos que o ser humano, em seu nascimento, está conjunto com suas capacidades, às quais se desenvolvem conforme as condições históricas e culturais produzidas pela humanidade. Confirmamos, também, a importância da comunicação entre educador e educando, no sentido de proporcionar avanço no ensino e na aprendizagem, na evolução da cultura e, por consequência, o máximo desenvolvimento humano.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5011
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Kimberlly_Revisado final_30-10-2023.pdf409,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.