Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5011
Título: | Comunicação entre aluno e professor em sala de aula: reflexos da aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Kimberlly Caetano Menezes da |
Palavras-chave: | Linguagem oral Comunicação Ensino e aprendizagem Teoria Histórico-Cultural |
Data do documento: | 11-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Kimberlly Caetano Menezes da. Comunicação entre aluno e professor em sala de aula: reflexos da aprendizagem. 18 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Resumo: | O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi verificar o impacto da linguagem oral dentro da sala de aula, tanto para professor quanto para o aluno. Para alcançar esse objetivo geral elencamos os seguintes objetivos específicos: analisar de que modo a comunicação afeta dentro da sala de aula; entender o papel da oralidade na interação humana. A pesquisa teve como fundamento produções relativas à Teoria Histórico-Cultural e ao dialogismo de Bakhtin (1997), das quais destacamos Vigotski (2009), Garcia (2021), Oliveira (2015), dentre outros. Dos estudos realizados, verificamos que o ser humano, em seu nascimento, está conjunto com suas capacidades, às quais se desenvolvem conforme as condições históricas e culturais produzidas pela humanidade. Confirmamos, também, a importância da comunicação entre educador e educando, no sentido de proporcionar avanço no ensino e na aprendizagem, na evolução da cultura e, por consequência, o máximo desenvolvimento humano. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5011 |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Kimberlly_Revisado final_30-10-2023.pdf | 409,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.