Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5148
Título: Vivências e percepções de uma acadêmica surda nas atividades de estágio no curso de Pedagogia
Autor(es): Zancan, Maria Lúcia
Palavras-chave: Acadêmica surda
Estágio supervisionado
Formação Inicial
LIBRAS
Narrativas
Data do documento: 2024
Citação: ZANCAN, M. L. Vivências e percepções de uma acadêmica surda nas atividades de estágio no curso de Pedagogia. 2024. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral relatar vivências e percepções de uma acadêmica surda, no desenvolvimento das atividades dos estágios obrigatórios do curso de pedagogia, a partir da perspectiva da educação inclusiva, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. Os objetivos específicos foram determinados da seguinte maneira: 1) Apresentar aspectos teóricos e legais sobre a atividade do estágio supervisionado no curso de formação de professores, especificamente no curso de pedagogia; 2) Refletir sobre a prática do estágio em um curso de formação de professores, especificamente no curso de pedagogia, apresentando metodologias teórico-práticas no processo de formação inicial de uma futura professora surda; 3) Descrever vivências das atividades dos estágios da educação infantil, nos anos iniciais, na educação de jovens e adultos, gestão escolar e no atendimento educacional especializado e 4) Contribuir com o processo de inclusão de acadêmicos surdos nos cursos de formação inicial, destacando pontos importantes como o professor surdo, a pedagogia surda, o ensino de Libras para crianças ouvintes, a aprendizagem de alunos surdos, a aquisição de linguagem, entre outros. A estudante surda foi inserida em uma escola regular, onde desenvolveu suas atividades de estágio e relatou suas experiências e percepções sobre a realização do estágio, incluindo os desafios e dificuldades enfrentados no processo. Os resultados da pesquisa revelaram que a acadêmica surda encontrou diversos obstáculos em sua vivência no estágio, especialmente relacionados à comunicação e interação com os alunos e com os professores. Houve dificuldades em compreender e se fazer compreendida, devido à falta de estrutura e adaptações adequadas para a inclusão de pessoas surdas na escola. Além disso, o trabalho também apontou as estratégias utilizadas pela acadêmica surda para superar tais dificuldades, como a utilização de recursos visuais, bem como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e materiais didáticos adaptados. Através desses resultados, é possível perceber a importância de promover a inclusão de estudantes surdos nas atividades de estágio, no curso de Pedagogia, visando proporcionar-lhes uma experiência mais adequada e enriquecedora. É fundamental que as instituições de ensino ofereçam suporte e recursos necessários para que os acadêmicos surdos possam desenvolver suas habilidades e competências de forma plena. Portanto, é necessário que sejam realizadas ações efetivas para a promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas surdas, tanto no âmbito educacional quanto na sociedade como um todo. Com o devido suporte e adaptações adequadas, é possível proporcionar uma formação profissional de qualidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5148
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Lúcia Zancan - versão final.pdf919,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.