Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Scheer, Mariza Cardozo Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T21:33:53Z | - |
dc.date.available | 2024-03-27T21:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SCHEER, M. C. M. Vivenciando a inclusão através da monitoria acadêmica: um relato de experiência. 2024. 41f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5160 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um relato de experiências sobre a atuação na monitoria acadêmica das disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS, realizada nos semestres de 2022.1 e 2023.1, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. O tema foi a possibilidade de vivenciar a inclusão por meio das disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS durante a atuação na monitoria acadêmica. O objetivo geral foi relatar vivências relacionadas à inclusão através da atuação na monitoria acadêmica dessas disciplinas. Quanto aos objetivos específicos delimitamos: descrever as atividades desenvolvidas na monitoria; compreender a inclusão através desse programa é destacar a importância da monitoria acadêmica para os discentes. A pesquisa foi motivada pela escassez de estudos sobre a monitoria acadêmica no âmbito universitário e pela baixa procura dos acadêmicos por essa atividade, tornando-a uma temática pouco explorada no meio acadêmico, com apenas sete trabalhos bibliográficos encontrados na plataforma CAPES, a monitoria acadêmica se mostra como um campo pouco discutido na educação superior, especialmente nas áreas de educação e ciências humanas. A pesquisa buscou responder à questão sobre a viabilidade de experimentar a inclusão por meio da monitoria acadêmica, especificamente nas disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS, no curso de Pedagogia da UNIR, campus de Vilhena. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mariza Scheer (marizascheer@outlook.com) on 2024-03-27T15:38:16Z No. of bitstreams: 1 TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf: 9229293 bytes, checksum: 5398548d079884c52078265ee50dac2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2024-03-27T21:33:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf: 9229293 bytes, checksum: 5398548d079884c52078265ee50dac2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-27T21:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf: 9229293 bytes, checksum: 5398548d079884c52078265ee50dac2d (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Vivenciando a inclusão através da monitoria acadêmica: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf | 9,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.