Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorScheer, Mariza Cardozo Medeiros-
dc.date.accessioned2024-03-27T21:33:53Z-
dc.date.available2024-03-27T21:33:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSCHEER, M. C. M. Vivenciando a inclusão através da monitoria acadêmica: um relato de experiência. 2024. 41f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5160-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedopt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em um relato de experiências sobre a atuação na monitoria acadêmica das disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS, realizada nos semestres de 2022.1 e 2023.1, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. O tema foi a possibilidade de vivenciar a inclusão por meio das disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS durante a atuação na monitoria acadêmica. O objetivo geral foi relatar vivências relacionadas à inclusão através da atuação na monitoria acadêmica dessas disciplinas. Quanto aos objetivos específicos delimitamos: descrever as atividades desenvolvidas na monitoria; compreender a inclusão através desse programa é destacar a importância da monitoria acadêmica para os discentes. A pesquisa foi motivada pela escassez de estudos sobre a monitoria acadêmica no âmbito universitário e pela baixa procura dos acadêmicos por essa atividade, tornando-a uma temática pouco explorada no meio acadêmico, com apenas sete trabalhos bibliográficos encontrados na plataforma CAPES, a monitoria acadêmica se mostra como um campo pouco discutido na educação superior, especialmente nas áreas de educação e ciências humanas. A pesquisa buscou responder à questão sobre a viabilidade de experimentar a inclusão por meio da monitoria acadêmica, especificamente nas disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS, no curso de Pedagogia da UNIR, campus de Vilhena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mariza Scheer (marizascheer@outlook.com) on 2024-03-27T15:38:16Z No. of bitstreams: 1 TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf: 9229293 bytes, checksum: 5398548d079884c52078265ee50dac2d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2024-03-27T21:33:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf: 9229293 bytes, checksum: 5398548d079884c52078265ee50dac2d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-27T21:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf: 9229293 bytes, checksum: 5398548d079884c52078265ee50dac2d (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleVivenciando a inclusão através da monitoria acadêmica: um relato de experiênciapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf9,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.